Não é fácil esconder eternamente as imagens dos novos modelos, que acabam por ser apanhados na via pública em testes ou em sessões fotográficas. Mas, no caso do novo BMW iX3 — o primeiro veículo a ser concebido sobre a nova plataforma da marca, a Neue Klasse —, esta fuga acabou por acontecer durante o envio das imagens computorizadas do SUV eléctrico para o organismo que procede ao registo de patentes, de onde saltou para a imprensa.

Neue Klasse. E agora todos os BMW vão ter este aspecto

As imagens que pode ver aqui do novo iX3 revelam uma grande proximidade ao protótipo iX3 XConcept (mostrado em Março de 2024), com um estilo tradicional em toda a carroçaria, excepção feita para a frente, em linha com a nova linguagem de design da BMW, que rompe por completo com as soluções exibidas pelos modelos mais recentes. A grelha que nos últimos anos se limitava a um “duplo rim” gigantesco desaparece, para no seu lugar surgir uma solução similar às dos BMW dos anos 60 e 70, com uma grelha fina e horizontal, interrompida a meio por um duplo rim estreito, com a mudança a poder não agradar a todos, diferenciando-se das versões do X3 com motor a combustão.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

9 fotos

Se, até aqui, o iX3 era exclusivamente fabricado na China, os novos impostos destinados a absorver as ajudas atribuídas pelo Estado para melhorar a competitividade dos construtores chineses, consideradas ilegais pela Organização Mundial do Comércio, levaram a marca a mudar de estratégia. A próxima geração do iX3 destinado à Europa será produzida na nova fábrica da BMW em Debrecen, na Hungria, o que deverá acontecer a partir do final de 2025, enquanto os clientes norte-americanos deverão receber os primeiros iX3 em 2027, saídos da fábrica mexicana de San Potosi, com os consumidores chineses a passar pelo mesmo processo em 2026.

As unidades do BMW iX3, que na actual geração vêm da China, vão passar a ser produzidas na Hungria devido às sanções destinadas a anular as ajudas ilegais dos chineses

A plataforma Neue Klasse, que além do iX3 irá servir de base para o próximo i3, uma berlina eléctrica mais pequena do que o i4, permite montar sistemas eléctricos a 800V, com a BMW a antecipar potências entre 300 e 600 cv e até 800 km de autonomia. Para este objetivo contribuirão as novas baterias da 6.ª geração, que a BMW desenvolveu na China em colaboração com os chineses da Brilliance. As células Gen6, destinadas aos veículos europeus, serão fabricadas em Irlbach-Strasskirchen, na Alemanha.