A Assembleia da República vai hoje votar na especialidade as propostas de alteração ao Orçamento do Estado que implicam um aumento permanente das pensões até 1500 euros.

No fim de semana a UTAO divulgou as contas, notando que este aumento de despesa tem pouco peso no balanço final do excedente orçamental, mas que, por ser um aumento permanente, terá sempre impactos difíceis de calcular no futuro.

Esta discussão vai acontecer sem que os deputados tenho apreciado o designado Livro Verde para a Sustentabilidade do Sistema Previdencial, um estudo ainda encomendado pelo anterior Governo e que está agora em discussão pública.

Afinal, na Concertação Social debate-se o futuro do sistema de pensões e as mudanças necessárias, no Parlamento só se trocam argumentos sobre benesses populistas.

Com prioridades destas o país não tem emenda.

Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com Helena Matos e com o convidado especial Ricardo Ferreira Reis, diretor do Centro de Estudos e Sondagens de Opinião da Universidade Católica Portuguesa. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.

Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; e em 88.1 no distrito de Aveiro. O programa ficará disponível em podcast aqui.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR