O GR Supra é o Toyota mais desportivo da gama e, em jeito de despedida, oferece uma série especial limitada denominada Final Edition, que será apenas proposta nos mercados europeu e japonês. Com apenas 300 unidades a serem fabricadas, o modelo mais desportivo da Toyota promete melhor comportamento, mais potência e um aspecto muito mais agressivo, por dentro e por fora.
O GR Supra A90 Final Edition é fruto de uma parceria da Toyota com a BMW, utilizando o chassi e mecânicas do Z4, mas adaptados às necessidades dos técnicos japoneses. O motor é o 3.0 sobrealimentado com seis cilindros em linha, que até aqui desenvolvia 340 cv. A versão instalada neste novo Supra aumenta a potência em 95 cv e o binário em 70 Nm, atingindo 435 cv e 570 Nm de torque.
Os engenheiros da Toyota subiram o rendimento da unidade motriz à custa de uma nova entrada de ar, um catalisador de baixa contra-pressão e uma nova gestão electrónica, além de um sistema de escape da Akrapovic que, além de incrementar a potência, beneficia igualmente o roncar do motor. Para melhorar o comportamento, o novo Supra possui uma diferencial traseiro activo mais adaptado à condução desportiva, suspensões da KW mais duras, travões Brembo com discos e maxilas maiores e uma série de componentes aerodinâmicos em fibra de carbono, com destaque para a asa traseira. As jantes com 19” de diâmetro à frente e 20” atrás montam Michelin Pilot Sport Cup 2, que convidam os condutores mais dinâmicos a uma incursão ocasional por track days.
Se o GR Supra Final Edition é agressivo por fora, por dentro não lhe fica atrás, com o modelo nipónico a substituir os bancos envolventes das versões “normais” por uns assentos da Recaro, umas baquets Podium CF, em que a cor vermelha que as reveste ajuda a incrementar a sensação desportiva a bordo.
As primeiras unidades do GR Supra A90 Final Edition podem ser encomendadas em Janeiro de 2025, com as primeiras entregas agendadas para a Primavera. Simultaneamente, o desportivo que chegou ao mercado em 2019 vê igualmente as versões mais simples e acessíveis melhoradas, em matéria de aspecto e potência.