Uma criança de cinco anos sofreu um choque elétrico na iluminação de Natal, em Lagos, e teve de ser hospitalizada, avançou o Correio da Manhã e confirmou o Observador junto da Câmara Municipal de Lagos.

O episódio aconteceu este sábado no Jardim da Constituição, na zona histórica de Lagos, quando o menino de cinco anos tocou nas luzes de Natal do jardim. Segundo o mesmo Correio da Manhã, a criança sofreu mesmo uma paragem cardiorrespiratória. O Observador sabe que o menor ficou em observação durante dois dias e acabou por ter alta na segunda-feira.

Ao Observador, o INEM adianta que o CODU (Centro de Orientação de Doentes Urgentes) recebeu uma chamada às 22h03 para assistir “a uma criança com aproximadamente 4 anos que teria sofrido uma queda e embatido numa iluminação de Natal, alegadamente sofrendo eletrocussão”. De acordo com informações prestadas ao Observador, os bombeiros de Lagos já estavam no local, para onde foi enviada uma ambulância. “À chegada da equipa da SIV (Suporte Imediato de Vida) ao local, e de acordo com os registos desta equipa, a criança recuperou consciência, foi estabilizada e transportada ao Hospital de Portimão.”

De acordo com o Correio da Manhã, a criança acabaria por ser transportada para o Hospital de Faro, uma vez que não havia pediatras na unidade de Portimão estando a urgência fechada. Contactado pelo Observador, o hospital de Faro não enviou qualquer esclarecimento sobre o estado de saúde da criança.

Hugo Pereira, presidente da Câmara de Lagos, garante ao Observador que o município já verificou toda a iluminação de Natal, tendo o caso ficado resolvido este domingo. “Foi uma descarga elétrica. A criança ao ter contacto com a estrutura, ao ter tocado, apanhou um choque”, recorda. “Foi de imediato contactada a empresa que nos presta o serviço [de iluminação] e foi tudo verificado. O que nos foi dito foi que houve um corte nos fios elétricos, que não devia ter acontecido”, assume. “Foi desligado e verificado todo o sistema e a situação ficou resolvida no domingo.”

Artigo atualizado às 15h25 do dia 4 de dezembro, para inclui resposta do INEM.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR