A Polícia Judiciária deteve, na região norte do país, um homem que é considerado o contrabandista mais poderoso da Colômbia. Diego Marín Buitrago — conhecido como “Papá Pitufo” ou “el Señor” — é um dos maiores criminosos do país. A PJ deu seguimento a um mandado de detenção internacional emitido pelas autoridades colombianas.

Buitrago é suspeito de liderar na Colômbia uma rede criminosa que se dedicava ao contrabando e à prática de crimes contra a administração pública, subornando servidores públicos de diferentes entidades, adianta a PJ. O homem, de 62 anos, estava em fuga às autoridades colombianas e também às espanholas.

Foi inicialmente detido em Espanha mas colocado em liberdade por um Tribunal de Valência, escreve o jornal El Colombiano, que garante que “Papá Pitufo” é um dos contrabandistas mais poderosos do país, tendo liderado, durante 25 anos, um grande rede de contrabando de produtos fabricados na China. O Presidente da Colômbia, Gustavo Petro, já tinha pedido publicamente a sua detenção.

Enquanto aguardava, em Espanha, a extradição para a Colômbia, Diego Marín Buitrago fugiu para Portugal. Segundo o Correio da Manhã, já foi presente ao Tribunal da Relação do Porto e vai ficar em prisão preventiva a aguardar a extradição.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR