BRICS

BRICS

Putin, descobridor de África e da América do Sul /premium

Putin apresenta-se melhor preparado do que velha URSS e sublinha que os investimentos russos em África são para ter retorno financeiro e que a época do “internacionalismo proletário” passou à história
BRICS

“Amigos” Sul-Orientais /premium

Os BRICS competem por poder e valores diferentes dos ocidentais e sabem que juntos têm mais força. Daí que beneficiem da organização: dá a cada um mais força e prestígio nas suas áreas de influência.
Angola

Angola. João Lourenço pede ajuda aos BRICS

O Presidente angolano defendeu esta sexta-feira uma estratégia conjunta com os países dos BRICS para na reconstrução do seu país e no desenvolvimento industrial, inclusivo e equilibrado da região.
BRICS

Angola quer ser integrada nos BRICS

Falando na 10.ª cimeira dos BRICS, João Lourenço prometeu que Angola irá fazer tudo para entrar na organização e que ambiciona "um dia se poderem acrescentar outras letras à sigla BRICS".
Brasil

Temer diz que África é prioridade para o Brasil

Para demonstrar a importância de África para o Brasil, Temer lembrou que este mês esteve também na cimeira da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, que decorreu na ilha do Sal, em Cabo Verde.
Comércio

África do Sul quer reforçar laços com o Brasil

Os chefes de Estado do Brasil e África do Sul acordaram em reforçar as relações de cooperação, particularmente na área comercial, com destaque para o setor agropecuário.
BRICS

BRICS defendem comércio multilateral aberto

Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul assinaram uma declaração conjunta de apoio a um sistema multilateral de comércio aberto e inclusivo, como prevê a Organização Mundial do Comércio.
BRICS

Temer pede à China redução das taxas aduaneiras 

O Presidente brasileiro, Michel Temer, solicitou ao seu homólogo chinês, Xi Jinping, a redução das taxas aduaneiras, para que o Brasil aumente as suas exportações para a China.
BRICS

Cimeira BRICS arranca em Joanesburgo 

A reunião cimeira, em Joanesburgo, culminará com a adoção da "Declaração de Joanesburgo" que inclui as metas acordadas pelos cinco países-membros do BRICS até ao final do ano.
BRICS

Brasil que promover diálogo com África do Sul

O embaixador do Brasil na África do Sul disse à Lusa que os dois países têm iniciativas bilaterais em diversos setores, que vão desde Defesa até políticas sociais.
Globalização

BRICS querem "globalização mais aberta e inclusiva

Os líderes do grupo de potências emergentes apelaram a uma globalização "mais aberta e inclusiva" que beneficie as nações em desenvolvimento, sublinhando a sua "firme oposição ao protecionismo".
Coreia do Norte

Países BRICS condenam teste nuclear da Coreia

Os líderes do bloco de economias emergentes BRICS dizem-se preocupados com a atual tensão e conflito nuclear na península da Coreia. Em comunicado, apelam ao diálogo pacífico como solução.
BRICS

Michel Temer na China para cimeira das BRICS

O Presidente do Brasil, Michel Temer, chegou à cidade de Xiamen, no sudeste da China, para participar na cimeira do bloco de grandes economias emergentes BRICS, que decorre até à próxima terça-feira.
Marcelo Rebelo de Sousa

Michel Temer visitou Marcelo em Belém

298
Numa escala em Lisboa a caminho da China, o presidente brasileiro Michel Temer foi recebido por Marcelo Rebelo de Sousa no Palácio de Belém. Pelo caminho, dormiu uma noite num hotel de luxo da cidade.
Economia

BRICS destacam fraco progresso da economia global

"Encontramo-nos num momento em que a recuperação da economia global progride, mas o crescimento é mais fraco do que o esperado", lê-se na declaração final da cimeira.
Economia

BRICS. Presidente do Brasil otimista

O presidente brasileiro, Michel Temer, manifestou hoje aos homólogos dos países BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) o seu "otimismo" quanto à recuperação da economia brasileira.
Economia

Presidente chinês confiante no futuro dos BRICS

O Presidente chinês, Xi Jinping, reafirmou hoje a confiança no futuro dos BRICS como locomotora económica mundial, apelando para a renovação da confiança nos países deste bloco: Brasil, China, Rússia, Índia e África do Sul.
BRICS

BRICS querem impulsionar o crescimento global

Os líderes das economias emergentes dos BRICS (Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul) reúnem-se este fim de semana, na sua cimeira anual na Índia, com a perspetiva de voltar a impulsionar o crescimento global.
Cristina Kirchner

Kirchner responde ao FT: BRICS "vítimas" da crise

A Presidente da Argentina afirmou que os países BRICS são "vítimas" da crise financeira em resposta a um artigo do Financial Times que sugere que estes vão arrastar o mundo para mais uma recessão.
Banca

Banco do BRICS começou a funcionar em Xangai

O novo Banco de Desenvolvimento do BRICS, bloco constituído pela África do Sul, Brasil, China, Índia e Rússia, iniciou hoje a atividade em Xangai, a sede da instituição.
Rússia

Rússia tenta fugir a isolamento internacional

Moscovo tem tido muita precaução face aos seus “irmãos ortodoxos” gregos, pois, além de não ter meios financeiros para os ajudar, receia que a desestabilização do euro se prejudique a economia russa.
BRICS

BRICS reúnem-se na Rússia com Grécia na agenda

Além da situação grega, a 15ª cimeira dos BRICS (Brazil, Rússia, Índia, China, África do Sul) também vai servir para abordar a questão da Ucrânia e o Estado Islâmico.
Igualdade

Globalização, desigualdade e geo-estratégia

A competição será, cada vez mais, externa à UE, se não quisermos renunciar a um módico de equidade e sustentabilidade. O que pede as reformas que estão por fazer, não a injecção de dinheiro do BCE
Diplomacia

Banco dos BRICS é sinal de falhanço do FMI

Diretor da revista The Banker afirma que a criação do banco "foi também motivada por uma crise mais genérica do multilateralismo e pela continuada ação dos Estados Unidos".
Economia

BRICS aprovam banco de desenvolvimento

Grupo BRICS aprovou, esta terça feira, um banco de desenvolvimento com 50 mil milhões de dólares e um fundo de contingência de 100 mil milhões de dólares.
Cimeiras

BRIC criam banco de investimento  

Cimeira no Brasil: espera-se que os líderes dos cinco países dos BRIC anunciem a criação de um fundo de reserva e o lançamento de um novo banco de investimento.
Economia

BRICS lançam concorrente do Banco Mundial

Cimeira entre Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul criará uma entidade que vai financiar projetos em países emergentes.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

1
Registo
2
Pagamento
Sucesso

Detalhes da assinatura

Esta assinatura permite o acesso ilimitado a todos os artigos do Observador na Web e nas Apps. Os assinantes podem aceder aos artigos Premium utilizando até 3 dispositivos por utilizador.

Só mais um passo

Confirme a sua conta

Para completar o seu registo, confirme a sua conta clicando no link do email que acabámos de lhe enviar. (Pode fechar esta janela.)