Luigi Mangione não entrava em contacto com a família e muitos amigos há quase um ano. Em novembro, a sua mãe, Kathy, deu o filho como desaparecido à polícia de São Francisco, onde Luigi supostamente vivia. O que se passou nos últimos oito meses na vida do jovem de 26 anos não é conhecido, mas as pessoas próximas de Luigi acreditam que este distanciamento pode ter levado ao assassinato de Brian Thompson no passado dia 4 de dezembro.

Luigi Mangione e o assassinato do CEO da UnitedHealthcare em cinco pontos

“Só sabemos aquilo que lemos nas notícias”, disse a família Mangione, num comunicado emitido depois de Luigi ter sido detido esta segunda-feira. Amigos dizem que “não estava a comunicar com ninguém” há meses, outros referem que estava “desaparecido em ação” — tudo isto enquanto a família procurava incessantemente o filho e irmão. “A mãe teria feito tudo para encontrar o seu filho e não conseguiu”, afirma uma pessoa próxima dos Mangiones, citada pelo Wall Street Journal.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Tendo em conta a sua presença online, Luigi já planeava cortar relações com a sua família e amigos pelo menos um ano antes de se ter desligado dos “radares” da Internet. Nos fóruns do Reddit, que começou a frequentar para discutir ideias sobre jogos, Luigi acabou por passar a procurar conselhos de outros sobre temas como a nutrição e cuidados médicos.

As pessoas à vossa volta não percebem os vossos sintomas — os meus não percebem de certeza“, escreveu o acusado de homicídio de Thompson, fazendo menção às suas dores de costas “debilitantes” e ao “nevoeiro cerebral” que, segundo Luigi, parecia ter se prolongado durante meses após um episódio de consumo excessivo de álcool durante os seus tempos académicos.

Meses depois da cirurgia à coluna no fim do verão de 2023, realizada com o objetivo de melhorar significativamente a sua qualidade de vida, o jovem de 26 anos pareceu ter seguido numa “jornada introspetiva” pelo continente asiático. Pela mesma altura, no seu perfil no Goodreads — rede social exclusivamente dedicada à avaliação de livros —, Luigi adicionou várias obras de autoajuda à sua prateleira digital, incluindo o “Filhos Adultos de Pais Emocionalmente Imaturos“, cujo título pode dar uma sugestão sobre a sua relação com os pais.

Quem é Luigi Mangione, acusado de homicídio na morte de Brian Thompson, CEO da UnitedHealthCare?