Este artigo é da responsabilidade da Eupago
Desde então, os números não param de crescer de ano para ano. E as empresas portuguesas que vendem para Espanha têm uma boa notícia: agora já não precisam de um IBAN nem de um NIF espanhol para aderir.
¿Te hago un Bizum? Não há Portunhol que decifre esta frase, apesar de ser cada vez mais utilizada por nuestros hermanos. No entanto, qualquer pessoa que lide com clientes espanhóis apresentará a seguinte tradução: “o Bizum é o MBWAY espanhol”. Isto porque, tal como na Via Verde, fomos pioneiros nos pagamentos online. O nosso MBWAY anda a conquistar corações desde 2015, enquanto o Bizum só nasce em meados de 2016 e arranca em força em 2017. Quando o Bizum apareceu em Espanha, por cá o MBWAY já tinha arrebatado 500.000 portugueses.
De resto, o Bizum é mesmo como nosso MBWAY. O número de telemóvel substitui o IBAN, e foi a primeira solução para fazer transferências imediatas e seguras em Espanha. Hoje 53% das transferências imediatas em Espanha são efetuadas pelo Bizum, tal como nós dividimos um jantar por MBWAY. Mais tarde, começou a expandir-se para as lojas físicas através de um QR code (inicialmente apenas nas Loterías y Apuestas del Estado, que funcionam de forma semelhante aos Jogos da Santa Casa) e, mais tarde, começou a ser possível doar a ONGs através do Bizum.
O que é que lhe faltava para se tornar verdadeiramente no “MBWAY Espanhol”? Entrar no comércio online. Ao contrário do que acontecia em Portugal, onde tínhamos o Multibanco, os espanhóis pagavam sobretudo com cartão de crédito, carteiras virtuais (como o Paypal), Buy Now Pay Later e, de forma residual, em criptomoedas. Por isso, quando o Bizum ficou disponível para lojas online em 2019, introduziu uma forma completamente disruptora, rápida e conveniente de fazer compras online. Desde então, os números não param de crescer de ano para ano.
Em 2023, houve 30 transações por segundo no Bizum. No total, houve 3.400 milhões de operações na plataforma, o que corresponde a 51.000 milhões de euros. O pico do ano passado foi a Black Friday, com mais de 218.000 compras online pagas em Bizum. No dia 1 de dezembro, novo recorde: em média, houve mais de 48 Bizums por segundo. Ainda não temos dados sobre a Black Friday deste ano mas, até aqui, o Bizum tem-se superado continuamente. Neste momento, tal como o MBWAY, chega a 60% da população: há 28 milhões de usuários de Bizum em Espanha.
Portanto, para as empresas portuguesas que vendem para Espanha, é indispensável oferecer a possibilidade de pagar em Bizum. Não só transmite mais confiança do que o pagamento em cartão, como proporciona um checkout mais simples, rápido e intuitivo. No entanto, até aqui, era necessário ter uma conta com um IBAN Espanhol e um CIF (o equivalente ao nosso NIF) para aderir. Com a nova proposta da Eupago, que já colaborava com empresas espanholas desde 2019, deixa de ser obrigatório ter um IBAN ou um NIF Espanhol para aderir ao Bizum.
Isto porque a Eupago obteve, em setembro deste ano, uma licença do Banco de España. Desde então, a prioridade foi desenvolver a nova integração com o Bizum. Como aponta Telmo Santos, co-CEO da Eupago, “queremos oferecer soluções que tragam benefícios concretos para os negócios dos nossos clientes. O Bizum será fundamental para as empresas que operam entre Portugal e Espanha. Reconhecida pela sua rapidez, segurança e simplicidade, esta é uma das ferramentas mais populares entre os consumidores espanhóis.”
Será bom recordar que a Eupago também foi a primeira instituição de pagamentos a disponibilizar pagamentos em MBWAY em Portugal em 2018. Hoje, segundo os nossos dados internos, o MBWAY ultrapassa as referências Multibanco em 65% no comércio eletrónico nacional. Não seria de estranhar que o Bizum tivesse uma trajetória semelhante em Espanha, até porque a maior alternativa continua a ser o cartão de crédito. Neste momento, o Bizum representa 26% dos pagamentos online e já é o terceiro método de pagamento mais usado em lojas físicas.
Entretanto, o Bizum também chegou a Andorra. A próxima etapa será integrar o Bizum com o MBWAY e o Bancomat de Itália já em 2025, segundo a SIBS. A possibilidade de fazer transferências internacionais imediatas usando apenas o número de telemóvel será mais um motivo para continuar a apostar nestes métodos de pagamento. Quanto às lojas online, a capacidade de receber pagamentos de vários países através da Eupago, sem ter de abrir uma conta no estrangeiro ou obter um NIF noutro país, também permite chegar a novos públicos com o mínimo de burocracia.
Afinal de contas, não nos podemos esquecer que Espanha continua a ser o nosso maior cliente. Em 2023, as exportações para Espanha equivaleram a 23% do nosso PIB. Portanto, faz todo o sentido continuar esta aproximação ao mercado espanhol – que é o mais fácil de aceder em termos logísticos – e pensar cada vez mais em operações “ibéricas”, tal como fazem as grandes empresas. O exemplo mais conhecido talvez seja o da Amazon, que vende para Portugal através da Amazon.es e construiu um centro logístico em Badajoz (embora ainda sem data para abrir).
Entre os clientes da Eupago que já aderiram ao Bizum, não há dúvidas que este método de pagamento alavancou as vendas. Uma das primeiras lojas online que implementou o Bizum com a Eupago disse-nos recentemente que “temos tido cada vez mais encomendas com este meio de pagamento. Os pagamentos com o Bizum representam hoje em dia mais de 40% das transações.” Outros clientes destacam a “simplicidade de pagamento que os nossos clientes espanhóis adoram”, enquanto outros dizem “que nos distingue da nossa concorrência para os nossos clientes”.
Podemos colocar a hipótese de, com o Bizum, os clientes nem pensarem se estão a comprar numa loja online espanhola ou portuguesa. Como encontram um meio de pagamento que lhes é familiar e no qual confiam, prosseguem para o checkout sem dúvidas. Descubra já como fazer se também vende para Espanha e gostava de disponibilizar o Bizum na sua loja online. Um membro da equipa da Eupago vai entrar em contacto consigo para ativar os pagamentos por Bizum em Espanha.