A ministra da Saúde, Ana Paula Martins, garantiu, esta quinta-feira, que o SNS24 “está a funcionar maioritariamente muito bem”, pedindo à população que “não perca a confiança” naquela linha. Confrontada com alguns casos particulares durante os dias de Natal de tempos de espera elevados ou do envio de doentes para urgências fechadas, a governante admitiu que foi aberta uma “auditoria interna” para apurar alguns episódios que correram mal.
Numa visita à ULS do Arco Ribeirinho, no Barreiro, Ana Paula Martins insistiu que não acredita que “a linha SNS24 não esteja a dar resposta”. “Se não tivesse funcionado, teríamos tido um Natal bem diferente”, frisou, ressalvando, contudo, que não se “pode desvalorizar” o que correu mal.
Questionada sobre o motivo pelo qual algumas pessoas ficaram sem resposta durante o Natal, a ministra da Saúde afirmou que tem a ver com “a sobrecarga na linha”, recordando a expansão de projetos da linha SNS24 no último ano.
A ministra da Saúde sublinhou que a linha apresenta “imperfeições”, mas que estas devem ser melhoradas a “cada dia que passa”. “Os portugueses devem ter confiança nesta linha e saber que, ao ligar para o SNS24, vão estar a falar com um enfermeiro.”
Depois da auditoria interna para investigar os contornos dos casos que correram mal durante os últimos dias, Ana Paula Martins promete que se vai “identificar e corrigir” o que se passou.