Parece que ainda foi ontem, mas já passaram cinco anos sobre o início da pandemia provocada por um coronavírus que baptizámos de Covid-19. Os primeiros casos do que parecia ser uma pneumonia estranha foram identificados na China, na cidade de Wuhan, mas as autoridades chinesas só comunicaram a sua existência à Organização Mundial de Saúde no último dia de 2019. Neste momento a pandemia parece uma coisa do passado, há quem continue a tomar anualmente uma vacina e quem tenha deixado de o fazer, mas a verdade é que estamos longe de perceber como tudo aconteceu e quais as melhores práticas.
Ainda se debate onde apareceu realmente o vírus, ainda não há um consenso sobre a melhor forma de conter uma doença com estas características e sobretudo ainda não se fez o balanço do que esta experiência significou para as nossas democracias. É de tudo isso que queremos falar no contracorrente de hoje, começando talvez pelo fim.
Entre as 10h10 e as 12h00 pode dar a sua opinião e falar em direto com José Manuel Fernandes e Helena Matos. Basta inscrever-se ligando para o 910024185. Pode também enviar mensagens de voz gravadas, com menos de 2 minutos, por Whatsapp para o 910024185. Se preferir, pode fazer neste artigo um comentário escrito, que será lido no ar. E pode ainda enviar um e-mail com a sua opinião para ouvinte@observador.pt.
Pode ouvir o programa em direto clicando aqui. Pode também ouvir a Rádio Observador em fm, em 93.7 ou 98.7 na Grande Lisboa; em 98.4 no Grande Porto e Minho; em 88.1 no distrito de Aveiro; 92.6 no distrito de Santarém e 94 fm na região de Leiria. O programa ficará disponível em podcast aqui.