O imperador do Japão, Naruhito, manifestou esta quinta-feira, durante o tradicional discurso de Ano Novo, esperança que 2025 seja um ano pacífico e expressou preocupação com as vítimas de desastres naturais.

Naruhito, a mulher, a imperatriz Masako, e outros membros da família imperial japonesa saudaram milhares de pessoas numa das varandas do Palácio Imperial em Tóquio.

“Espero que este ano seja um ano pacífico e bom”, disse o imperador. “Desejo felicidade às pessoas do nosso país e de todo o mundo”, acrescentou.

“Estou preocupado com as muitas pessoas que continuam a viver uma vida de dificuldades”, notou ainda Naruhito, referindo-se ao terramoto que atingiu a península de Noto, no centro do Japão, em 1 de janeiro de 2024, e a outras catástrofes naturais no país, como as fortes chuvas de setembro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Pelo menos seis mortos em inundações e aluimentos de terra no Japão

Em 2024, este evento foi cancelado devido às mais de 500 vítimas mortais do terramoto da península de Noto, onde ainda há deslocados e as famílias estão no processo de reconhecimento de mais 200 vítimas.

O imperador e a imperatriz visitaram as pessoas afetadas na península de Noto três vezes durante o ano.

No Japão, o imperador não tem poder político, mas tem um significado simbólico.