E vão 31. Viktor Gyökeres já leva 31 golos pelo Sporting na atual temporada, ao longo de 35 jogos, e soma um total de 40 se acrescentarmos os nove que apontou ao serviço da seleção da Suécia. O avançado sueco voltou a ser decisivo para os leões, desta feita ao marcar o golo que derrotou o FC Porto na meia-final da Taça da Liga, e vai estar na final da competição pela primeira vez.
Com Gyökeres, a única desconfiança é quantos são (a crónica do Sporting-FC Porto)
Gyökeres entrou no top 3 dos melhores marcadores do Sporting na Taça da Liga, com seis, apenas atrás dos nove de Paulinho e dos 11 de Liedson. Além disso, o avançado encaixou ainda o FC Porto na lista das maiores vítimas da carreira: já marcou cinco golos aos dragões, os mesmos que ao V. Guimarães, sendo que já apontou nove ao Farense.
O sueco de 26 anos precisou de pouco espaço para fazer a diferença, aproveitando uma assistência sublime de Geovany Quenda para receber a bola na grande área do FC Porto e bater Cláudio Ramos à saída do guarda-redes. Foi naturalmente eleito o melhor jogador em campo, manteve o habitual semblante mais sério até esboçar um sorriso quando se aproximou dos adeptos do Sporting e acabou a abraçar (e a conversar de forma mais prolongada) com Franco Israel.
Maiores vítimas de ????????Viktor Gyökeres:
9 ????????Farense
6 ????????Azerbaijão
5 ????????FC Porto
5 ????????Vitória SC pic.twitter.com/5SihUFis55— Playmaker (@playmaker_PT) January 7, 2025
“Não conseguimos dominar o jogo no início. Mas também não houve nenhuma equipa a criar muitas oportunidades, houve muitas perdas de bola e muitas transições, mas acho que defendemos bem e merecemos ganhar”, começou por dizer Gyökeres na zona de entrevistas rápidas. Mais à frente, detalhou o que Rui Borges pediu ao intervalo, quando o jogo estava ainda empatado a zero.
[Já saiu o quarto episódio de “A Caça ao Estripador de Lisboa”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a conturbada investigação ao assassino em série que há 30 anos aterrorizou o país e desafiou a PJ. Uma história de pistas falsas, escutas surpreendentes e armadilhas perigosas. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]
“Tivemos de fechar o meio-campo, não os deixar jogar a partir do meio e virarem-se a partir daí. Fizemos isso melhor na segunda parte e defendemos melhor e metemos a bola na baliza. Queremos ir o mais longe possível em todas as competições. Foi um grande resultado e temos de fazer o mesmo no sábado”, acrescentou, garantindo não ter qualquer preferência entre Benfica ou Sp. Braga enquanto adversários da final.
????????Viktor Gyökeres entra no top 3 dos melhores marcadores do ????Sporting na ????Taça da Liga:
11 ????????Liedson
9 ????????Paulinho
6 ????????Gyökeres pic.twitter.com/IEcjQOXSzg— Playmaker (@playmaker_PT) January 7, 2025