A BMW vendeu 371.346 unidades nos EUA em 2024, mais 2,5% do que em 2023 e um novo recorde para o construtor alemão. Este desempenho permitiu à marca afirmar-se no segmento de luxo americano, mas nem todos os modelos estiveram à altura das expectativas e houve um que falhou em toda a linha.

Entre os modelos de maiores dimensões e com custo mais elevado, o líder continua a ser o X5 que, nos 12 meses do ano, transaccionou 72.348 unidades, ultrapassando mesmo o mais pequeno e acessível X3 (68.798) e o Série 4/i4, que caiu 16% face a 2023 e se ficou pelas 42.608 berlinas, a combustão ou eléctricas. E, se nos concentrarmos exclusivamente nos SUV topo de gama, o X7 esteve relativamente bem, ao comercializar 29.632 veículos, o que lhe permitiu superar folgadamente a berlina Série 7/i7, que colocou no mercado 10.714 unidades. O modelo que ficou muito abaixo do esperado foi o polémico XM que, naquele que deveria ser o seu ano de afirmação no mercado, não entregou mais do que 1974 unidades, assumindo-se (e de longe) como o BMW que menos vendeu em 2024.

Entre a oferta eléctrica e híbrida plug-in (PHEV), a BMW comercializou 70.379 veículos, o que representa 19% do total das unidades transaccionadas em 2024 no mercado norte-americano. Destes, 50.981 foram 100% eléctricos e apenas 19.398 PHEV, sendo que só os primeiros viram o seu volume de vendas subir de forma mais evidente, aumentando as unidades transaccionadas em 12,3%. O BMW eléctrico mais vendido nos EUA no ano transacto foi o i4 (23.403 unidades), seguido pelo iX (15.383), i5 (8763) e i7 (3431). Apenas o iX viu o volume de vendas baixar face a 2023.

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