Hadi Matar foi considerado culpado da tentativa de homicídio ao escritor Salman Rushdie, em agosto de 2022. O caso aconteceu em Nova Iorque, quando o escritor de 77 anos dava uma palestra.
Segundo a Sky News, o homem de 27 anos foi considerado culpado num julgamento que decorreu na tarde desta sexta-feira em Chautauqua County Court, nos arredores de Nova Iorque. A deliberação do júri demorou menos de duas horas.
O autor do ataque, que é natural de Fairview, em Nova Jérsia, enfrenta uma pena de prisão que pode variar entre 25 a 32 anos, . Além do ataque a Rushdie, também foi considerado culpado por atacar Henry Reese, um dos fundadores de um projeto que dá proteção a escritores, que estava em palco com o autor naquele dia. A leitura da sentença está marcada para 23 de abril.
Segundo o Washington Post, a defesa de Matar não chamou testemunhas a depor. O próprio arguido preferiu não testemunhar.
O escritor é autor do livro “Os Versículos Satânicos”, publicado em 1988, e vive desde 1989 sob ameaça de morte, após ter sido emitida uma “fatwa” pelo livro.
Em fevereiro de 1989, o líder religioso Ruhollah Khomeini pediu a cabeça do escritor (e de todos os editores com quem trabalhava) a “todos os muçulmanos corajosos do mundo”. “Apelo a todos os valentes muçulmanos, onde quer que estejam no mundo, para matá-los sem demora, para que ninguém se atreva a insultar as crenças sagradas dos muçulmanos daqui em diante”.
Quem é Salman Rushdie, o escritor que vive há 30 anos a fugir a ameaças de morte
[António Raminhos, Luís Filipe Borges e Marco Horácio são três “Homens de Uma Certa Idade” a discutir a vida “de forma sincera”. Ouça aqui o novo episódio, que também está disponível na Apple Podcasts, no Spotify e no Youtube Music.]