O Papa Francisco vai ter alta este domingo e vai regressar à Casa de Santa Marta, no Vaticano, anunciaram este sábado os médicos que trataram do líder da Igreja Católica nas últimas semanas. O Pontífice enfrenta agora pelo menos dois meses de recuperação sem poder receber grupos de pessoas.
“Vamos começar com boas notícias que o mundo inteiro está à espera. Amanhã [domingo] o Santo Padre regressa a Santa Marta”, começou por dizer Sergio Alfieri, da equipa médica do hospital.
Quando soube que teria alta, o “paciente exemplar” elogiado pelos médicos terá respondido: “Ainda estou vivo”. Os profissionais de saúde, citados pela imprensa italiana, dizem que Francisco “queria voltar para casa há muitos dias, mas ouviu” os conselhos dos médicos.
Apesar da alta, os profissionais de saúde alertam que o pontífice, que esteve 37 dias hospitalizado, vai precisar de pelo menos dois meses de recuperação. “Vai continuar a fazer fisioterapia respiratória e motora. Haverá tratamento contínuo. Esperamos que retome as suas atividades normais em breve”. Porém, por enquanto, não poderá receber grupos de pessoas.
Francisco foi internado a 14 de fevereiro na sequência de uma bronquite. Mais tarde, o Papa de 88 anos foi diagnosticado com uma pneumonia bilateral.
Depois de na sexta-feira um cardeal próximo de Francisco ter revelado que o pontífice teria que reaprender a falar, os médicos explicaram que “levará tempo para que a voz volte a ser como era antes”.
“Quando se tem menos oxigénio, é preciso dosear melhor o ar para articular as palavras e as frases. Há uma oxigenação diferente. A fisioterapia respiratória também serve este objetivo”, tinha dito Victor Manuel Fernandes, do Dicastério para a Doutrina da Fé.
A 29 dias da Páscoa, Matteo Bruni, diretor da Sala de Imprensa da Santa Sé, disse que “as melhorias serão avaliadas”, antevendo que a presença em qualquer celebração será decidida posteriormente.
A revelação dos médicos surge no dia em que foi anunciada a primeira aparição pública do Papa argentino em cinco semanas, que deverá ocorrer no domingo — com o Vaticano a anunciar que dará uma bênção aos fiéis a parir da janela do quarto. O Angelus do Papa está marcado para o meio-dia de domingo, na janela do décimo andar do Hospital Gemelli, acrescenta o jornal italiano La Repubblica.
“Quando um paciente com o estado geral do Papa contrai uma infeção tão grave, e chega a ter alta, a evolução é melhor em casa”, sugerem os médicos.
Ao longo do internamento, como o confirmaram agora os médicos em declarações aos jornalistas, o Papa chegou a correr risco de vida e o seu estado de saúde chegou a ser classificado como crítico.
Desde que foi internado, Francisco só foi visto uma vez, numa imagem partilhada pelo Vaticano na semana passada e que mostrava o Papa a rezar na capela do hospital.
Antes, a sua voz tinha sido ouvida através de um áudio que ecoou na praça de São Pedro, com uma mensagem aos fiéis: “Agradeço de todo o coração as orações que fazem pela minha saúde que fazem desde essa praça, acompanho-vos daqui. Que Deus vos abençoe e que a Virgem vos proteja”.
Desde a sua juventude que o primeiro jesuíta a ser eleito Papa sofre problemas de saúde, incluindo uma infeção que levou a que ficasse sem parte de um pulmão. Eleito em 2013, o Papa que veio “quase do fim do mundo”, como o próprio assumiu no primeiro discurso como sucessor de Pedro, tem dedicado o seu pontificado aos que vivem na periferia, desde os pobres aos mais marginalizados.