É uma das maiores apreensões de droga em Portugal dos últimos anos. Na passada quinta-feira, a Polícia Judiciária, em colaboração com a Marinha portuguesa e autoridades de vários países, intercetou um submarino que transportava sete toneladas de cocaína com destino a Portugal.

Num vídeo divulgado pela PJ, é possível ver a aproximação de um navio português ao submarino, intercetado ao largo dos Açores, e que tinha cinco tripulantes a bordo: três de nacionalidade brasileira, um espanhol e um colombiano. Acabaram todos por ser detidos pelas autoridades.

PJ e Marinha intercetam submarino com sete toneladas de cocaína a sul dos Açores, vindo da América do Sul

A operação, apelidada como “Nautilus”, contou com o apoio da Marinha e Força Aérea portuguesas, a Guardia Civil de Espanha, a Drug Enforcement Administration do EUA e a National Crime Agency do Reino Unido.

[Já saiu o segundo episódio de  “O Misterioso Engenheiro Jardim”, o novo Podcast Plus do Observador que conta a história de Jorge Jardim, o empresário que, na verdade, era um agente secreto que liderou missões perigosas em todo o mundo, tentou criar um país e deu início a um clã de mulheres aventureiras. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YoutubeMusic. E pode ouvir aqui o primeiro episódio]