O estado de saúde de ambos pôs em causa o plano, mas o encontro acabou mesmo por se realizar. O Papa Francisco recebeu esta quarta-feira o Rei Carlos III, acompanhado pela rainha Camila, no dia em que o casal celebrou o 20º aniversário do seu casamento. O encontro ocorreu na Casa de Santa Marta, no Vaticano, onde, desde que saiu do hospital Gemelli, há mais de duas semanas, Francisco tem vindo a recuperar, mas sem, por isso, deixar de receber convidados, noticia o Vatican News.
“O Papa Francisco teve esta tarde um encontro privado com Suas Majestades, o Rei Carlos e a rainha Camila. Durante o encontro, o Papa expressou os seus melhores votos às Suas Majestades na ocasião do aniversário do seu casamento e repetiu a Sua Majestade desejos de uma rápida recuperação do seu estado de saúde”, lê-se no comunicado de imprensa do Vaticano. Francisco desejou as melhoras ao Rei Carlos, após no final de março o monarca ter sido hospitalizado devido aos efeitos colaterais do tratamento que tem feito para o cancro que lhe foi diagnosticado há um ano.
[Já saiu o quarto episódio de “O Misterioso Engenheiro Jardim”, o novo PodcastPlus do Observador que conta a história de Jorge Jardim, o empresário que, na verdade, era um agente secreto que liderou missões perigosas em todo o mundo, tentou criar um país e deu início a um clã de mulheres aventureiras. Pode ouvir aqui, no Observador, e também na Apple Podcasts, no Spotify e no YoutubeMusic. E pode ouvir aqui o primeiro episódio, aqui o segundo e aqui o terceiro episódio]
Um encontro entre a realeza britânica e líder da Igreja Católica tinha sido anunciado no início de março, quando Francisco ainda estava hospitalizado devido a uma pneumonia bilateral. Nesse anúncio, explicava-se que o Rei e a rainha planeavam passar a primeira parte da sua estadia em Itália com o Papa, no Vaticano.
Mais tarde, a 24 de março, o encontro acabaria mesmo por ser cancelado, devido à necessidade do Papa recuperar da sua hospitalização. “Suas Majestades enviam ao Papa os seus melhores desejos para a sua convalescença e esperam vê-lo na Santa sé, assim que estiver recuperado”. Afinal, Carlos e Camila teriam a oportunidade de expressar em pessoa os seus votos para uma boa recuperação.
Durante a visita de três dias a Roma, os monarcas encontraram-se com o Presidente italiano, Sergio Mattarella, e com a primeira-ministra, Giorgia Meloni. Para além do encontro com o Papa, esta quarta-feira o Rei britânico também fez uma aparição pública juntos dos deputados italianos, no Parlamento em Roma.
O dia terminou com um pequeno (grande) “jantar romântico” no Palácio do Quirinal, oferecido pelo Presidente italiano, Sergio Mattarella. Com 150 convidados, entre os quais Andrea Bocelli, o chef Giorgio Locatelli, o hoteleiro Rocco Forte e o ministro dos Negócios Estrangeiros britânico, David Lammy, Carlos agradeceu o jantar, fazendo ainda uma brincadeira pelo facto de ser a noite do seu aniversário de casamento: “Devo dizer que é realmente muito amável da sua parte, senhor Presidente, organizar este pequeno jantar romântico, à luz das velas, para dois”, citou a BBC.
Durante o discurso, o rei Carlos III recordou ainda os membros da Família Real Britânica que também ali discursaram “há mais de um século”: “É a prova de como os nossos laços perduraram, independentemente das reviravoltas da história”. “Permita-me que proponha um brinde, senhor Presidente — aqui, na Cidade Eterna — à amizade entre as nossas nações e à esperança de que também ela seja eterna”, afirmou, citado na France24.
Por sua vez, Mattarella elogiou o empenho do Reino Unido na parceria europeia, afirmando que “é um elemento de confiança ver confirmado o compromisso claro e convicto de Londres, juntamente com os seus parceiros europeus, na proteção da ordem internacional”, citou a Euronews. “Essa ordem baseada em regras que juntos ajudámos a estabelecer e de cuja salvaguarda depende um futuro de paz e segurança para a humanidade”, acrescentou.