Desde o início do mês, já foram realizadas 29 missões de socorro médico por helicóptero em todo o território nacional. Segundo dados do próprio instituto, a Força Aérea — chamada a compensar a falta parcial de meios civis para o socorro aéreo — realizou cinco dessas missões.
O INEM revela que o helicóptero da Gulf Med, sediado em Macedo de Cavaleiros desde 1 de julho, já foi acionado em 12 ocasiões, nove das quais foram diretamente para o local da ocorrência (missões primárias) e, nas restantes três, foram utilizados para transferências entre unidades hospitalares (missões secundárias). Já o helicóptero da mesma empresa que se encontra em Loulé, também desde o início do mês, cumpriu cinco missões primárias e sete secundárias.
Já a Força Aérea Portuguesa — que desde o início do mês tem um EH101 a operar ao serviço do INEM —, realizou um total de cinco missões.
Ambos os aparelhos da Gulf operam apenas em regime diurno, durante 12 horas por dia, tal como o terceiro helicóptero da empresa que iniciou funções esta semana e está instalado em Évora. A partir de setembro, está previsto que a empresa Gulf Med fique exclusivamente responsável pelo helitransporte de emergência. O Serviço de Helicópteros de Emergência Médica (SHEM) deverá receber entretanto ainda mais um helicóptero dedicado a estas missões, compatível com o transporte de incubadores. O objetivo é que a frota de quatro helicópteros opere, até 2030, em regime de 24 horas.