1230,7kWh poupados 1230,7 kWh poupados com a
i

A opção Dark Mode permite-lhe poupar até 30% de bateria.

Reduza a sua pegada ecológica.
Saiba mais

Luís Lucas. Velório esta segunda-feira na Basílica da Estrela e funeral terça-feira

Este artigo tem mais de 1 ano

Na terça-feira, o funeral do ator e um dos fundadores da Comuna é precedido de uma missa às 11h00, na Basílica da Estrela que abre esta segunda-feira as portas às 17h30 para o início do velório.

Academia Portuguesa de Cinema
i

▲Academia Portuguesa de Cinema destacou o "legado" e a "marca indelével" deixados pelo ator no panorama artístico português

Jose Pinto Ribeiro

▲Academia Portuguesa de Cinema destacou o "legado" e a "marca indelével" deixados pelo ator no panorama artístico português

Jose Pinto Ribeiro

O velório do ator Luís Lucas decorre a partir das 17h30 desta segunda-feira na Basílica da Estrela, em Lisboa, e o funeral acontece na terça-feira de manhã, disse à agência Lusa fonte próxima do ator.

O funeral será precedido por uma missa, pelas 11h00, acrescentou a mesma fonte.

Luís Lucas, um dos fundadores da Comuna — Teatro de Pesquisa, morreu aos 73 anos, anunciou no domingo a Academia Portuguesa de Cinema, numa publicação na rede social Facebook.

“É com a maior tristeza que damos a notícia da partida do ator Luis Lucas, querido membro da Academia Portuguesa de Cinema”, lia-se na nota.

Nascido em 16 de junho de 1952, em Lisboa, Luís Lucas contou com mais de quatro décadas de carreira, tendo passado pelo teatro, cinema e televisão.

A Academia Portuguesa de Cinema destacou o “legado” e a “marca indelével” deixados pelo ator no panorama artístico português, referindo ainda que será lembrado por colegas de profissão e público pela “sua generosidade, humor, a seriedade profissional e a capacidade de transitar, com igual excelência, entre o drama mais denso e a comédia mais leve”.

Luís Lucas formou-se no Conservatório Nacional e foi um dos membros fundadores do grupo Comuna — Teatro de Pesquisa, tendo passado por diversas companhias de teatro como a Cornucópia, Cómicos, Teatro da Graça, entre outros.

“A sua versatilidade e rigor artístico marcaram várias gerações de atores e encenadores”, realça a Academia Portuguesa de Cinema, sublinhando que desde jovem demonstrou “uma profunda paixão pelo palco”.

Luís Lucas fez ainda trabalhos de dobragem e locução, tendo participado em inúmeros projetos de animação, séries e publicidade.

“Com a sua partida, desaparece um dos maiores intérpretes da nossa cena artística, mas permanece a memória de um trabalho ímpar que continuará a inspirar atores, realizadores e espetadores”, remata a Academia Portuguesa de Cinema, na nota de pesar.

Já a Cinemateca Portuguesa, num comunicado divulgado esta segunda-feira, escreveu: “Vimo-lo e ouvimo-lo de maneira transversal, assistimos às pontes que ousou construir entre vias alternativas do nosso cinema: Joaquim Leitão, Jorge Silva Melo, António-Pedro Vasconcelos, João Botelho, Eduardo Geada, João Mário Grilo, Rita Azevedo Gomes e Luís Filipe Rocha foram alguns dos realizadores que o dirigiram”.

Ofereça este artigo a um amigo

Enquanto assinante, tem para partilhar este mês.

A enviar artigo...

Artigo oferecido com sucesso

Ainda tem para partilhar este mês.

O seu amigo vai receber, nos próximos minutos, um e-mail com uma ligação para ler este artigo gratuitamente.

O seu plano não inclui a oferta de artigos

Para poder oferecer artigos aos seus amigos, faça upgrade para um plano de subscrição superior.

Ofereça até artigos por mês ao ser assinante do Observador

Partilhe os seus artigos preferidos com os seus amigos.
Quem recebe só precisa de iniciar a sessão na conta Observador e poderá ler o artigo, mesmo que não seja assinante.

Este artigo foi-lhe oferecido pelo nosso assinante . Assine o Observador hoje, e tenha acesso ilimitado a todo o nosso conteúdo. Veja aqui as suas opções.

Atingiu o limite de artigos que pode oferecer

Já ofereceu artigos este mês.
A partir de 1 de poderá oferecer mais artigos aos seus amigos.

Aconteceu um erro

Por favor tente mais tarde.

Atenção

Para ler este artigo grátis, registe-se gratuitamente no Observador com o mesmo email com o qual recebeu esta oferta.

Caso já tenha uma conta, faça login aqui.