Morreu o ator Almeno Gonçalves, aos 66 anos, noticia a agência Lusa que confirmou com o agente. O ator estava internado no Hospital São Francisco Xavier, em Lisboa, e tinha sido diagnosticado com um cancro no cólon, segundo o Correio da Manhã.
Nascido a 17 de outubro de 1959, em Braga, Almeno Gonçalves estudou no Liceu Sá de Miranda e foi fundador de três grupos de teatro naquela cidade, entre eles o grupo de Teatro Universitário do Minho.
Estreou-se como ator no Teatro da Comuna. Passou também pelo Teatro Experimental de Cascais, pelo Teatro Nacional D. Maria II e pelo Teatro Aberto.
É ainda reconhecido pelos vários trabalhos em televisão, nomeadamente em Morangos com Açúcar, Flor do Mar, Remédio Santo e Santa Bárbara, na TVI, e Vidas Opostas e Amor Amor, na SIC. A sua última aparição em televisão foi na telenovela Cacau, em 2024.
Almeno Gonçalves foi casado com a atriz Rita Salema, com quem tem uma filha, Francisca.
O velório do ator está marcado para esta sexta-feira de manhã, na Igreja de Miraflores, no concelho de Oeiras, segundo a agente.
Ministra lamenta morte de “um profissional dedicado”
A ministra da Cultura, Juventude e Desporto lamentou a morte do ator, considerando-o “um profissional dedicado” a quem o público se habituou “a ver em inúmeras produções de televisão, teatro e cinema”.
Na sua página pessoal na rede social X, a ministra Margarida Balseiro Lopes reagiu à morte do ator enviando “condolências à família e amigos”.
Morreu o ator Almeno Gonçalves com apenas 66 anos. Deixa-nos um profissional dedicado que nos habituámos a ver em inúmeras produções de televisão, teatro e cinema. Condolências à família e amigos.
— Margarida B Lopes (@margaridalopes) November 27, 2025