O Ministério da Saúde anunciou esta terça-feira que vai distinguir com a ‘Medalha de Serviços Distintos — Grau Ouro’ o grupo CUF e também a presidente do grupo Luz Saúde, Isabel Vaz. É, de resto, a primeira vez que esta medalha é atribuída a um grupo privado de saúde. A entrega das medalhas — que vão ser atribuídas também a outras 25 personalidades e instituições no âmbito do Dia Mundial da Saúde — vai decorrer na tarde desta terça-feira, na Fundação Champalimaud, em Lisboa.
Em comunicado enviado às redações, a tutela sublinha que será atribuída uma ‘Medalha de Serviços Distintos — Grau Ouro’ a 27 instituições do SNS e do setor social “pelo mérito do trabalho que desenvolveram em benefício da Saúde em Portugal”.
A par do grupo CUF (o maior grupo privado de saúde em Portugal) e da presidente da Luz Saúde, Isabel Vaz, o Ministério da Saúde vai atribuir a medalha de ouro a médicos como o oncologista Vítor Veloso (presidente da Liga Portuguesa contra o Cancro há 10 anos), o pediatria João Gomes-Pedro (falecido este ano), a cardiologista Maria de Fátima Pinto, os cirurgiões Jorge Correia-Pinto e José Roquette, o internista António Ferreira ou o ginecologista Osvaldo Moutinho.
Na lista de distinguidos pelo Ministério da Saúde estão ainda a Fundação Champalimaud, a Associação para a Investigação Biomédica e Inovação em Luz e Imagem, a Polícia Judiciária, e também o presidente da Associação Portuguesa da Indústria Farmacêutica, João Almeida Lopes, a enfermeira Maria Clarisse Louro ou o economista Miguel Gouveia.
Em comunicado, a tutela explica que assinala Dia Mundial da Saúde, a 7 de abril, “celebrando o lema proposto pela OMS — Organização Mundial de Saúde: “Juntos pela Saúde. Ao lado da Ciência” – Together for Health. Stand with Science”.