Na Alemanha, soaram os alarmes quando os lucros dos grandes construtores começaram a baixar mais de 90%, o primeiro passo para começarem a ter de lidar com prejuízos. A Volkswagen parece ser quem mais sofre, mas os restantes construtores germânicos estão longe de atravessar um bom momento, o que levou a VW a anunciar o despedimento de 100.000 empregados (a que é forçoso somar os 50.000 que despediu pouco tempo antes do “grande” anúncio), só para início de conversa. Mas, analisando bem a situação e sobretudo comparando-a com outros construtores do mesmo calibre, como a Toyota, é fácil perceber que algo está mal com esta marca alemã.
Todos sabemos quantos veículos fabrica cada marca e cada grupo, mas não é fácil conhecer com exactidão o número de trabalhadores dedicados directamente a cada uma das marcas de cada grupo. Felizmente, a alemã Deutsche Welle (DW) reuniu todos os dados de que necessitávamos para nos apercebermos de, sabendo quantos carros produzem anualmente, quantos empregados necessitam para atingir esse objectivo. E a surpresa não podia ser maior.
De acordo com a DW, a Volkswagen emprega actualmente 630.000 empregados (sem contar com 50.000 que trabalham nas joint ventures chinesas), o que coloca o número dos seus funcionários 60% acima dos que trabalham para a Toyota. Esta é uma diferença brutal entre as marcas que tradicionalmente disputam a liderança entre os construtores mundiais, o que implica custos mais elevados, precisamente o que está a provocar os actuais problemas às finanças da VW.
Como agravante dos problemas da VW, é necessário ter presente que, com menos 60% de funcionários, a Toyota fabrica um número mais elevado de veículos, o que incrementa ainda mais a desvantagem da marca alemã face à rival Toyota. É que enquanto a Toyota produz anualmente 5,39 milhões de unidades (o grupo Toyota superou os 11,322 milhões de veículos em 2025, se contabilizarmos a Lexus, a Daihatsu e a Hino), a marca VW não ultrapassou os 4,13 milhões, ou seja, 23,4% menos do que o seu rival oriental (enquanto o Grupo VW fabricou 8,98 milhões em 2025).
Ainda segundo os dados da DW, poderíamos pensar que a situação dos chineses da BYD seria ainda mais problemática do que a da VW, pese embora esta marca chinesa produza anualmente 4,6 milhões de veículos. Isto porque a BYD possui 869.622 empregados na sua folha de pagamentos. Em parte, isso é normal, pois nos Estados comunistas as empresas — mesmo as não directamente controladas pelo Estado — desempenham uma certa função social, criando empregos para ajudar a economia local a funcionar e recebendo ajudas governamentais para as compensar pelo serviço prestado.