A GNR deteve um homem de 77 anos, no concelho de Celorico da Beira, por detenção de arma proibida, na sequência de uma denúncia por desentendimentos entre vizinhos, e apreendeu uma carabina, uma caçadeira e várias munições.

“Na sequência de uma denúncia relacionada com desentendimentos entre vizinhos, os militares da Guarda deslocaram-se ao local, onde foi possível apurar que o suspeito teria efetuado um disparo com uma arma de fogo”, adiantou o Comando Territorial da GNR da Guarda em comunicado enviado à agência Lusa.

O suspeito foi detido no sábado por elementos do posto territorial de Celorico da Beira, no distrito da Guarda.

“No decorrer das diligências policiais, verificou-se ainda que o homem tinha na sua posse diversas armas, não sendo detentor da respetiva documentação legal”.

[Annie está de volta a Havana. Apesar das relações privilegiadas com altas figuras do regime, quer viver como os cubanos, divertir-se como os cubanos e… sofrer como os cubanos. Mas continua a ser filha do diretor da PIDE. E Fernando Silva Pais e Armanda Palhota não estão dispostos a deixá-la passar tão facilmente para o lado do inimigo. Já pode ouvir o terceiro episódio de “Os Escândalos de uma Revolucionária”, o novo Podcast Plus do Observador. Está disponível no site do Observador, na Apple Podcasts, no Spotify e no YouTube.]

Na ação, a GNR apreendeu uma carabina, uma arma de caça (calibre .12mm), uma arma de ar comprimido e 21 munições de calibre .36 mm.

O suspeito foi constituído arguido, tendo os factos sido comunicados ao Tribunal Judicial de Celorico da Beira.

A GNR recordou que, segundo o Regime Jurídico das Armas e Munições, “quem, sem se encontrar autorizado, detiver, transportar, guardar, comprar ou adquirir qualquer arma elencada no n.º 1 do artigo 86.º do mesmo diploma, encontra-se a incorrer no crime de posse de arma proibida”.

Já quem detiver arma não registada ou manifestada, quando obrigatório, incorre num crime de posse ilegal de arma.