A campanha de angariação de fundos para comprar a tela “A Adoração dos Magos”, do pintor português Domingos António Sequeira (1768-1837), recolheu mais de 43 mil euros na primeira semana de lançamento, foi agora anunciado.

De acordo com o Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), em Lisboa, entidade que lançou a campanha “Vamos pôr o Sequeira no Lugar Certo”, o valor total reunido, desde 27 de outubro, foi de 43.117,86 euros.

A campanha visa ajudar o MNAA a adquirir, com 600 mil euros, a obra de Domingos Sequeira pintada em 1828, da qual o museu possui o desenho final e vários preparatórios.

A tela de grandes dimensões integra a série “Palmela” – com quatro pinturas religiosas – e o museu possui, na sua coleção, os desenhos de estudo preparatórios de todas elas, mas não os respetivos óleos.

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Em Portugal, a iniciativa é inédita, mas habitual em países como os Estados Unidos, França ou Reino Unido, onde a primeira campanha no género foi feita em 1906.

Há dois anos, o Louvre, em Paris, um dos museus mais visitados do mundo, recorreu a uma campanha pública de angariação para financiar a restauração de uma das suas obras mais importantes, a escultura Vitória de Samotrácia, datada de 190 antes de Cristo.

O MNAA tem no seu acervo cerca de 30 obras em pintura e desenho de Domingos Sequeira, cujo trabalho realizado nas primeiras décadas do século XIX se encontrava no “umbral da modernidade”, entre o Classicismo e o Romantismo, de um modo similar a Francisco de Goya, seu contemporâneo na cultura espanhola.

Devido ao seu talento, Domingos Sequeira conseguiu proteção aristocrática e uma bolsa para se aperfeiçoar em Roma, onde privou com vários mestres e conquistou prémios académicos.

Para divulgar a campanha, o museu reuniu informação em sequeira.publico.pt.