Foi desvendada esta quinta-feira a bola oficial do próximo Europeu de Futebol, que se disputará em 2016, em França. A bola chamar-se-á “Beau Jeau” (o que, traduzido do francês, significa algo como “jogo bonito”) e foi dada a conhecer em primeira mão por Zinedine Zidane, ex-internacional francês e atual treinador da equipa secundária do Real Madrid.

A bola, garante a UEFA, será mais amiga dos guarda-redes. No site oficial da organização, a UEFA afirma que a bola “inclui os melhores elementos” da bola oficial do Mundial 2014, disputado no Brasil, e tem ainda “melhorias na capacidade de agarrar a bola e na visibilidade [dos guarda-redes] durante os [seus] voos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A bola será entregue até ao final deste mês às federações de futebol dos países que participarão na competição. O objetivo é dar aos jogadores um prazo de 6 meses para se adaptarem às características da bola.

Veja as imagens, que lhe dão a conhecer as antecessoras da “Beau Jeau” – a começar no Europeu de 1960 e a terminar no Europeu 2012, passando pelo malogrado Euro 2004, em que a Seleção Nacional foi derrotada em casa, na final, pela Seleção Grega.