A 66ª edição dos Emmys vai premiar, esta segunda-feira à noite, as melhores séries norte-americanas, e que são seguidas com atenção um pouco por todo o mundo. Há seis séries a concorrer ao Emmy de série cómica e outras tantas a disputar o Emmy de melhor série dramática. Se por vezes fica perdido com as várias séries e temporadas, o Observador reuniu o essencial de”Orange Is the New Black”, “Louie”, “Silicon Valley”, “Veep”, “A Teoria do Big Bang” e “Uma Família Muito Moderna”.
https://www.youtube.com/watch?v=e99SkdcB2UU
Sem transmissão em Portugal
Segunda. A terceira temporada estreia nos Estados Unidos em 2015
Veni, vidi… vici? À primeira temporada, “Orange is the New Black” chegou, viu e, de acordo com o popular site Rotten Tomatoes, vai vencer o Emmy de melhor série de comédia. As nomeações em mais 11 categorias justificam-se pelas paixões que Piper Chapman (Taylor Schilling) desperta, após ter sido condenada a vestir de laranja (a cor do uniforme prisional norte-americano) depois de ter sido apanhada com uma mala com dinheiro proveniente do tráfico de droga.
A primeira temporada estreia a 11 de setembro no canal TVséries
Primeira. A segunda tem estreia prevista nos EUA na primavera de 2015
Os ‘geeks’ são os novos ‘cool’ e Silicon Valley, meca tecnológica californiana onde estão instaladas empresas como o Facebook e a Google, é o cenário ideal para esta série que retrata a ascensão de seis programadores que sonham com o lançamento da própria empresa. O mundo competitivo da alta tecnologia parece ser aquele em que as pessoas mais qualificadas para alcançarem o sucesso são as menos capazes de lidar com ele, o que faz com que “Silicon Valley” ganhe especial interesse. A nomeação para cinco Emmy traduz isso mesmo. Christopher Evan Welch, o ator que interpretou a ersonagem Peter Gregory, morreu vítima de cancro no pulmão, após a produção do quinto episódio. Algumas cenas foram reescritas, mas a saída da personagem só deverá entrar no guião na segunda temporada.
Ser presidente dos EUA parece um dos trabalhos mais interessantes do mundo (como se pode constatar na série “West Wing” ou “Os Homens do Presidente”), mas e vice-Presidente? Alguma criança sonha ser vice-Presidente? Não, muito menos Selina Meyer (Julia Louis-Dreyfus) que tinha como principal objetivo chegar à Sala Oval. Agora é vice-Presidente e conta com a equipa mais disfuncional de Washington para a ajudar (ou atrapalhar) a chegar ao cargo de Presidente. Há situações incómodas com eleitores, visitas oficiais ao estrangeiro que dão para o torto, gincanas na Casa Branca e muitas gargalhadas do lado de cá do ecrã. Entre as nove nomeações para estes Emmys, de ressalvar a de Tony Hale que interpreta o assistente pessoal Gary Walsh.
https://www.youtube.com/watch?v=hDdviUcJk3E
O canal Fx transmitiu as primeiras três temporadas mas por enquanto não há previsão de novas exibições
Quinta. A sexta temporada deverá estrear no primeiro trimestre de 2015
Com cinco nomeações, entre as quais de melhor ator de comédia, “Louie” é o retrato da vida de Louis CK, comediante divorciado que vive em Nova Iorque com as duas filhas. Um retrato entre o real e o fictício – nunca se sabe bem onde está a fronteira – que já lhe valeu, por exemplo, o Emmy de melhor argumento. Mas dificilmente será Louis a subir ao palco do Nokia Theatre para receber o Emmy de melhor série cómica.
https://www.youtube.com/watch?v=VI7K_kP0dmw
A sexta temporada começa na RTP2 a 30 de agosto e no AXN White a 6 de setembro
A oitava temporada estreia em setembro deste ano nos Estados Unidos
Foi a série mais vista da temporada 2013/2014 nos canais abertos nos Estados Unidos e a equipa já renovou até à 10ª season. Sheldon, o investigador pouco social, é um dos anti-heróis mais adorados da comédia, mas é a combinação de ‘geeks’, vizinhas, relações, termos científicos e familiares loucos que a torna única. Esta noite, o ator Jim Parsons pode levar para casa o quarto Emmy de Melhor Ator de Comédia. O galardão vai ficar bem junto do Globo de Ouro de melhor ator que também já tem em casa.
A quinta temporada está a repetir na Fox Life. É também neste canal por cabo que será exibida a season 6, ainda sem data anunciada
A sexta temporada estreia em setembro nos Estados Unidos
Phil Dunphy. Se a personagem aluada de Ty Burrell não é motivo suficiente, há toda uma panóplia de familiares – uns mais disfuncionais do que outros – cuja evolução acompanhamos há cinco anos. O pequeno Luke já não é tão pequeno assim. Lily, a bebé adotada por Mitchell e Cameron, cresceu e já fala a linguagem do sarcasmo. Jay Pritchett e Gloria (interpretada pela escultural Sofia Vergara) também se veem a braços com um novo rebento. O humor negro e subliminal já valeu a “Uma Família Muito Moderna” o Globo de Ouro de melhor comédia e quatro Emmy de melhor série de comédia, incluindo no ano passado. Será quem vem aí o quinto?