O BPI apresentou na Conservatória de Registo Comercial o projeto de cisão para separar as operações em África, num comunicado ao mercado em que também refere que irá convocar “proximamente” a assembleia-geral para deliberar sobre essa proposta.

“(…) Na sequência da informação prestada ao mercado em 30 de Setembro de 2015, o Banco BPI informa que foi nesta data apresentado a registo, na Conservatória do Registo Comercial, o projeto de cisão-simples do Banco BPI”, lê-se na informação hoje enviada à Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM).

O banco diz ainda que será convocada “proximamente” a assembleia-geral de acionistas e obrigacionistas para levar à votação esse projeto.

O projeto do banco é que fiquem numa unidade separada do BPI a participação de 50,1% no BFA – Banco de Fomento Angola, S.A e, em Moçambique, de 30% no Banco Comercial e de Investimentos e de 100% na BPI Moçambique — Sociedade de Investimento.

O objetivo desta solução apresentada pela administração liderada por Fernando Ulrich é cumprir as regras do Banco Central Europeu (BCE) que limitam os grandes riscos, com grande impacto relativamente à exposição do BPI a Angola.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR