A Arábia Saudita chamou o embaixador do Irão para protestar contra uma declaração “agressiva” de Teerão sobre a execução levada a cabo neste sábado do clérigo xiita Nimr al-Nimr, indicou o Ministério dos Negócios Estrangeiros de Riade.

O ministério “entregou ao embaixador iraniano uma dura carta de protesto sobre as agressivas declarações iranianas sobre sentenças legais hoje executadas contra terroristas no reino”, refer um comunicado divulgado pela agência de notícias oficial saudita SPA.

Riade expressou a sua “completa rejeição dessas declarações agressivas, que considera uma flagrante ingerência nos assuntos do reino”.

O governo saudita também considerou “o Governo iraniano completamente responsável por proteger” as missões do reino saudita no Irão e todos os seus funcionários de quaisquer “atos agressivos”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Nimr al-Nimr, que passou mais de uma década a estudar teologia no Irão, foi um dos 47 xiitas e sunitas hoje executados após condenação por terrorismo na Arábia Saudita.

Em resposta à execução de Al-Nimr, o Irão xiita, inimigo de longa data do reino sunita, disse que “o Governo saudita apoia movimentos terroristas e extremistas, mas combate os críticos internos com opressão e execução” e que “pagará um elevado preço por seguir tais políticas”, disse o porta-voz do ministério dos Negócios Estrangeiros iraniano, Hossein Jaber Ansari.

Al-Nimr foi o impulsionador dos protestos xiitas contra o Governo saudita desde 2011.