A libra atingiu o seu valor mais elevado face ao dólar este ano, horas antes de arrancar o referendo que decidirá se o Reino Unido fica ou sai da União Europeia.

A expectativa dos apostadores é que o Reino Unido vai decidir ficar, apesar das sondagens anteciparem uma votação renhida.

“Os mercados parecem ter, quase na totalidade, marcado o voto na permanência como vencedor, o que significa que as movimentações do mercado e a volatilidade em torno da votação podem ser muito menores do que o esperado”, comentou o analista de mercados Angus Nicholson, da empresa de serviços financeiros IG.

“Ainda assim, os mercados estão incrivelmente nervosos e alguns movimentos bruscos são prováveis nas próximas 24 horas”, acrescentou.

A meio da sessão em Tóquio, a libra comprava 1,4800 dólares, depois de ter atingido, temporariamente os 1,4844 dólares, o mais elevado valor contra a divisa norte-americana este ano.

Apesar de duas sondagens na quarta-feira mostrarem que o campo pela saída na União Europeia está em ligeira vantagem, as casas de apostas estão a dar uma vantagem mais decisiva ao campo pela permanência.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR