Depois de ter sido anunciado que António Guterres está mais perto do que nunca para chegar ao cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas, começaram a surgir as reações de alguns dos seus adversários e também de outras figuras mundiais.

Uma das reações com maior relevo surgiu da parte de Kristalina Georgieva, a comissária Europeia, que por ter entrado de forma tardia na corrida para o cargo mais cimeiro das Nações Unidas, e também por ser mulher e da Europa de Leste, chegou a ser apontada como favorita. Agora, dá os parabéns a António Guterres e já diz que ele será o próximo líder das Nações Unidas: “Parabéns a António Guterres — o próximo Secretário-Geral [das Nações Unidas]! A maior das sortes para conseguir [aplicar] uma agenda ambiciosa para as Nações Unidas”.

Outra reação de relevo é a de Vuj Jeremic, o sérvio Vuk Jeremić que foi ministro dos Negócios Estrangeiros da Sérvia e que presidiu à 67.ª Assembleia Geral da ONU, e que obteve o segundo melhor resultado da votação informal desta quarta-feira. No Twitter, já dá a nomeação de António Guterres como certa. “Parabéns a António Guterres por se tornar Secretário-Geral das Nações Unidas. Desejo-lhe o melhor para cumprir os seus novos e importantes deveres”, escreveu.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Outra reação de relevo também parte da Bulgária, mais propriamente de Irina Bokova, diretora-geral da UNESCO e a primeira candidata búlgara na corrida à liderança das Nações Unidas. A candidatura de Bokova acabou por cair em detrimento do sprint final de Georgieva. Agora, Bokova escreveu: “As minhas sinceras felicitações de António Guterres. [Estou] mais do que confiante de que ele será um excelente próximo Secretário-Geral das Nações Unidas”.

https://twitter.com/IrinaForUN/status/783700093413318656

Outra reação foi a de Kenneth Roth, diretor executivo da Human Rights Watch, que sublinhou a experiência de António Guterres como Alto Comissário das Nações Unidas para os Refugiados. “Embora não seja uma mulher ou da Europa de Leste, Guterres é um forte defensor dos direitos dos refugiados numa altura em que eles estão sob uma grave ameaça”, escreveu no Twitter.

A marcar uma das reações negativas, está a de um grupo de campanha para a eleição de uma mulher para o cargo de Secretário-Geral das Nações Unidas. Segundo a Woman SG Campaign, escolher “novamente um homem para Secretário-geral é um desastre para a igualdade de género”. “É injusto tanto para as mulheres como para a Europa de Leste e demonstra que os negócios de bastidores do costume nas Nações unidas continuam. Havia sete candidatas extraordinárias e no final parece que elas nunca foram seriamente consideradas. Isto é um ultraje”, escreveu aquele grupo em comunicado.

Os parabéns também se ouviram do representante permanente do Reino Unido nas Nações Unidas, Matthew Rycroft, que escreveu: “Muitos parabéns ao António Guterres! Ele será exatamente o Secretário-Geral forte de quem as Nações Unidas precisam. Estou desejoso de trabalhar perto de si”.