No Canadá, por estes dias, Kevin Vickers é o herói nacional. E tudo porque foi ele quem matou o atirador que esta quarta-feira lançou o caos junto ao Parlamento do Canadá e que assassinou um soldado de 32 anos e deixou mais dois feridos.

Michael Zehaf-Bibeau foi identificado como o autor dos disparos junto a um monumento de homenagem a vítimas de guerra perto do Parlamento do Canadá. E morreu na sequência do tiroteio. A cara do homem do Quebec, que, sabe-se agora estava identificado pela polícia e que se tinha convertido ao islamismo recentemente, apareceu de imediato nas televisões, assim como da vítima: Nathan Cirrillo, o soldado assassinado por Bibeau. Mas havia ainda um terceiro homem que está a ser encarado no Canadá como herói.

O polícia do Parlamento canadiano Kevin Vickers, de 58 anos, foi o responsável pelo fim do tiroteio, segundo relataram fontes à CNN e é descrito como o homem que está sempre “no meio de grandes coisas”. Até porque é não só o responsável pela segurança do Parlamento canadiano como também o responsável pela segurança de quem o visita.

Mas antes de ter chegado à posição no Parlamento que apenas foi ocupada por dez pessoas desde 1967, Vickers já tinha uma longa carreira na polícia real canadiana. A dedicação ao país foi evidenciada pelo irmão que John Vickers que o descreveu como um “indivíduo exemplar que durante a sua carreira pôs o seu país e a sua comunidade primeiro”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

E estar em cima do acontecimento foi o que acabou por acontecer esta quarta-feira. Durante o dia várias foram os agradecimentos via Twitter, por exemplo. O ministro da Justiça, Peter MacKay fez o devido agradecimento.

Bem como alguns deputados que ficaram retidos no Parlamento até as condições de segurança estarem asseguradas.

E há mesmo quem defenda que o responsável pela segurança no Parlamento deve mesmo ter uma estátua em sua homenagem.