Os testes de stress à banca da zona euro, cujos resultados saem no próximo, deverão resultar em 25 chumbos. A notícia é avançada esta sexta-feira pela agência Bloomberg, que cita um documento interno preliminar. Desses 25, contudo, apenas 10 terão de reforçar os capitais, porque desde que o BCE tirou a “fotografia” aos ativos – a 31 de dezembro de 2013 – uma parte dos bancos já tomou medidas para reforçar os capitais.

O BCP tem sido um dos bancos apontados pelos analistas como um dos que poderá chumbar. Alguns especialistas receiam que o banco não cumpra os rácios mínimos de capital quando sujeito ao cenário mais adverso testado neste exercício. Contactada pelo Observador, fonte oficial do BCP não quis fazer comentários à notícia da Bloomberg.

O documento citado pela Bloomberg é uma conclusão preliminar, já que ainda decorrem negociações entre ao banco central e as instituições em causa, que já foram informadas do resultado. Pode, por isso, ser diferente da dezena avançada pela Bloomberg o número definitivo de bancos que necessitam de apresentar planos de recapitalização que lhes permitam superar os rácios mínimos exigidos. Isso poderá passar por vendas de ativos ou por aumentos de capital.

Além do BCP, também o BPI e a Caixa Geral de Depósitos (CGD) fazem parte do exercício. O Novo Banco também deverá ser testado mas a divulgação dos resultados foi adiada pelas autoridades europeias por falta de tempo para analisar os dados após a criação da instituição, em início de agosto. A ministra das Finanças, Maria Luís Albuquerque, falou esta sexta-feira sobre os testes de stress e salientou que os três bancos têm feito um trabalho muito consistente, com progressos muito significativos em 2014″.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR