Um engenheiro britânico a viver na China fez um vídeo de apenas 12 segundos que demonstram, em timelapse, como uma nuvem de poluição chega a Pequim num total de 20 minutos. No título que deixou no vídeo no YouTube, o autor, Chad Jones, chama-lhe um “Airpocalypse”, isto é, um trocadilho entre as palavras “ar” e “apocalipse”.

Um total de 25 cidades do Norte, Centro e Este da China estão esta semana em alerta vermelho devido à poluição, segundo informaram as autoridades chinesas e a imprensa estatal. Este é o primeiro alerta vermelho – o mais elevado – por poluição atmosférica de 2017 na China. O anúncio junta-se à situação de Pequim e de outras 20 cidades que se encontram em alerta laranja pelo mesmo problema.

No total, 72 cidades chinesas têm em vigor algum tipo de alerta por poluição atmosférica. A região de Pequim-Tianjin-Hebei, no nordeste, estendeu o seu alerta até à noite de sábado, anunciou, esta terça-feira, o Ministério de Proteção Ambiental. Em alguns locais dessa região, a poluição vai chegar a níveis “muito graves” com concentrações de partículas PM 2,5 (as mais perigosas) até 300 microgramas por metro cúbico (a Organização Mundial de Saúde recomenda um nível máximo de 25).

As previsões para a região do nordeste apontam para que no domingo chegue uma frente fria que disperse a neblina e a poluição. A emissão dos alertas é acompanhada por diferentes níveis de restrições para o trânsito, escolas, atividade das indústrias ou obras de construção. Um relatório divulgado na segunda-feira refere que muitas empresas ignoram estas medidas e prosseguem a sua atividade normalmente.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR