Durante anos, o Martinho da Arcada, no Terreiro do Paço, serviu de ponto de encontro a artistas e intelectuais que ali se juntavam para discutir arte, política ou simplesmente para beber um café. Em 1991, começou a ser palco de tertúlias regulares, com os ciclos “Conversas à Quinta-Feira”. A estes, vieram dar lugar “As Noites do Martinho” e, depois, os “Rostos da Portugalidade”, que não se realizam há já alguns anos. Uma situação que irá mudar já este mês

De modo a assinalar os 235 anos de um dos cafés mais célebres de Lisboa, que teve como clientes habituais personalidades como Fernando Pessoa, vai decorrer uma série de tertúlias que trarão ao Martinho nomes como Eunice Muñoz ou Cruzeiro Seixas. De acordo com o Diário de Notícias, serão ao todo seis sessões, sempre às 19h30, que começarão já no dia 20 de janeiro. A encerrar estes “Rostos da Portugalidade” estará o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, a 4 de abril.

As tertúlias programadas são as seguintes:

20 de janeiro — Eunice Muñoz
3 de fevereiro — Diogo Freitas do Amaral
17 de fevereiro — Cruzeiro Seixas
3 de março — Manuel Alegre
17 de março — Elisabete Matos
4 de abril — Marcelo Rebelo de Sousa

O Martinho da Arcada, localizado por baixo da arcada nordeste do Terreiro do Paço, nasceu em 1778 numa modesta loja de bebidas onde também se podia comprar gelo. Oficialmente, porém, a data da sua inauguração é 7 de janeiro de 1782. É um hoje o mais antigo café de Lisboa.

Entre os seus clientes mais famosos, conta-se o poeta Cesário Verde, o pintor Amadeo de Souza-Cardoso e Fernando Pessoa que, quando não estava na Brasileira do Chiado, estava no Martinho a escrever sentado numa mesa que hoje é conhecida como “a mesa do Fernando Pessoa”. A sua imagem decora também uma das paredes do estabelecimento, que é sobretudo frequentado por turistas.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR