Angela Merkel terá avisado David Cameron que está preparada para afastar o Reino Unido da União Europeia, caso detete indícios de que o país quer mudar as regras que dizem respeito à liberdade de movimento. A informação é avançada pela revista alemã Der Spiegel, com base em fontes do gabinete da chanceler e do Ministério dos Negócios Estrangeiros, e citada no Financial Times.

Segundo a publicação alemã, Angela Merkel receia que o primeiro-ministro britânico esteja a conduzir o país para um “ponto sem retorno”, tendo deixado claro que qualquer tentativa inglesa que vise restringir a entrada de imigrantes de outros Estados-membros na Alemanha vai fazer com que o país retire o apoio à permanência do Reino Unido na União Europeia.

David Cameron tem prometido aos cidadãos britânicos que vai adotar novas medidas que contenham a imigração oriunda da Europa e deverá fazer um discurso oficial sobre o assunto antes do Natal. Depois das notícias que davam conta da intenção de Angela Merkel, surgiram novidades sobre a vontade de David Cameron.

Consta, diz o Financial Times, que o primeiro-ministro britânico poderá estar a trabalhar numa alteração ao plano inicial para apaziguar a relação com Merkel. A alternativa poderá ser esta: só serão deportados os imigrantes que não sejam capazes de se sustentar no prazo de três meses, após a chegada ao Reino Unido.

Steffen Seibert, porta-voz do gabinete de Angela Merkel, disse que “tudo o que havia para dizer” sobre a questão da imigração tinha sido dito na conferência de imprensa que a chanceler deu em Bruxelas. No mês passado, Merkel tinha adiantado que a Alemanha não iria interferir com o princípio base da liberdade de movimento, mas que isso não significava que “não existiam vários problemas”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR