Navio-almirante na oferta da marca dos quatro anéis, o Audi A8 prepara-se para dar a conhecer, já no próximo dia 11 de Julho, a sua quarta geração, marcada por um anunciado salto evolutivo face ao antecessor. Desde logo, em termos tecnológicos, com o fabricante de Ingolstadt a garantir que o modelo será capaz de circular sem qualquer consumo de combustível, quando a velocidades estabilizadas entre os 55 e os 160 km/h.
Na base desta aptidão, explica a Audi em comunicado, está o sistema híbrido que marcará presença em todas as motorizações do A8 e que, basicamente, consiste num motor eléctrico refrigerado a água, que funciona a 48V e que desempenha igualmente as funções de alternador e de motor de arranque, surgindo montado à frente do motor e funcionando de forma complementar ao motor de arranque tradicional. O construtor alemão salienta que, este último motor de arranque, assegurará exclusivamente os arranques a frio. Fazem igualmente parte deste sistema híbrido uma bateria de iões de lítio montada na bagageira, um carregador de 10 Ah, além de um sistema eléctrico de 48V.
Graças a este sistema, o novo A8 poderá circular com o motor de combustão desligado, sempre que a velocidades entre os 55 e os 160 km/h, e a partir do momento em que o condutor tire o pé do acelerador. Mantendo-se assim por um período de não mais que 40 segundos, com o próprio carro a revelar, inclusivamente e sempre que nesse modo de condução “à vela”, inteligência suficiente para perceber quanto está a aproximar-se perigosamente do carro que segue à sua frente. A partir do momento em que o condutor volta a pressionar o acelerador, o motor de combustão é reactivado, com o carro a aumentar, prontamente, a velocidade.
A par desta tecnologia, os engenheiros da Audi incorporaram igualmente no novo A8 um sistema Stop&Start mais evoluído, que se mantém activo até aos 22 km/h, e que, além disso, integra uma nova funcionalidade, denominada “Predictive Convenient Starting”. A qual, recorrendo a uma câmara colocada na frente do carro e a sensores, consegue detectar o momento em que o carro à nossa frente começa a andar, ligando de imediato o motor do A8, mesmo que o condutor, distraidamente, continue com o pé no travão. Solução que, acredita o fabricante, poderá contribuir para um maior fluir do trânsito, graças a um mais rápido estado de prontidão da parte da viatura.
Fruto quer do sistema híbrido, quer de uma mais inteligente gestão do motor, a quarta geração do Audi A8 deverá ser capaz de garantir reduções nos consumos de até 0,7 litros, em cada 100 km.
Recorde-se que o futuro Audi A8 tem apresentação já agendada para o próximo dia 11 de Julho, durante o primeiro Audi Summit, que terá lugar em Barcelona, Espanha.