Andrea Pitzer, colunista da revistas “Slate”, acusou esta terça-feira o músico e Nobel da Literatura Bob Dylan de plágio no seu discurso de aceitação do prémio, no passado dia 4 de junho.

“Odisseia”, de Homero, “A Oeste Nada de Novo”, de Erich Maria Remarque, e “Moby Dick”, de Herman Melville, foram as fontes de algumas citações que Dylan usou no discurso, acompanhado ao piano. Em causa está uma frase citada como sendo de uma das personagens do romance de Herman Melville:“Some men who receive injuries are led to God, others led to bitterness” (“Alguns homens a quem são infligidos ferimentos são conduzidos a Deus, outros são conduzidos à amargura”, em português).

Mas não é. Foi Ben Greeman, jornalista e autor, que se apercebeu que algo estava errado. Segundo Greeman, a frase em questão não aparece em nenhuma das edições de “Moby Dick”.

A colunista Andrea Pitzer desvendou o mistério mais tarde. A frase usada por Bob Dylan está escrita no SparkNotes, um site de análise de obras literárias para estudantes. Pitzer descobriu ainda que outras 18 frases usadas pelo músico como sendo da obra, foram também retiradas desse site. Nem Bob Dylan, nem a Academia sueca comentaram a denúncia de plágio.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

A entrega do prémio esteve desde cedo envolvida em polémicas. Para além das críticas de atribuição do Nobel da Literatura, o próprio Bob Dylan recusou estar presenta na cerimónia a 10 de dezembro em Estocolmo para receber o prémio, porque tinha “outros compromissos” nesse dia.

Bob Dylan falha cerimónia de entrega do Nobel da Literatura