A atividade do vulcão da ilha cabo-verdiana do Fogo manteve a calma durante a madrugada de quinta-feira, estando a lava praticamente estagnada há mais de 24 horas, informou o coordenador das operações do Serviço Nacional de Proteção Civil.

Em declarações à agência Lusa, Nuno Oliveira indicou que “a situação se mantém igual”, ou seja, o vulcão continua ativo e a expelir lava, mas a frente que chegou à localidade de Portela se mantém praticamente estagnada.

Apesar de continuarem “sempre alerta, porque nunca se sabe o que pode acontecer de um momento para o outro”, o contingente de segurança que permanece desde 23 de novembro passado, data do início das erupções vulcânicas, em Portela, prepara-se para receber a visita do Presidente da República de Cabo Verde.

Nuno Oliveira revelou à Lusa que vai mostrar a Jorge Carlos Fonseca a localidade de Portela e o “estado da povoação que se encontra parcialmente coberta de lava”.

Desde 23 de novembro, a lava já “engoliu” a parte norte de Portela, a sede do Parque Natural do Fogo, inaugurada em março deste ano, dois hotéis, uma escola, mais de 30 habitações, cisternas, currais, casas de apoio à agricultura e uma extensa área agrícola e de pastorício, não havendo até agora vítimas a registar.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR