A quarta edição da Revista XXI – Ter Opinião da Fundação Francisco Manuel dos Santos será lançada esta quinta-feira, em Lisboa. Nesta edição, que tem como tema “A Cidade”, procurou-se fazer um retrato dos centros urbanos de hoje e tentar perceber o porquê de as cidades atraírem tantos habitantes.

Capturar

Em 1950, 33% da população mundial vivia em espaços urbanos. De acordo com o relatório Perspetivas da Urbanização Mundial (2014) das Nações Unidas, esse número subirá para 66% em 2050. Mas como está a ser preparada a gestão desses centros urbanos? E como serão as cidades do futuro? Para encontrar as respostas a estas questões, a Fundação contou com a opinião informada de especialistas em várias áreas, jornalistas, escritores e personalidades de vários setores, como Alexandra Lucas Coelho ou Gisela João, que deram o seu contributo para esta edição.

O lançamento decorrerá pelas 18h30 no Mercado da Ribeira, em Lisboa, e será transmitido em direito aqui no Observador. Haverá um debate a propósito do tema “A Cidade”, onde estarão presentes António Costa, presidente da Câmara Municipal de Lisboa, e Rui Moreira, presidente da Câmara do Porto. A moderar o debate estará António José Teixeira. Seguir-se-á um cocktail e a música estará a cargo da banda Voodoo Marmalade.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR