Uma forte queda de neve levou hoje à suspensão de voos em dois aeroportos britânicos, assim como ao encerramento de estradas, linhas ferroviárias e escolas. Os aeroportos de East Midlands e de Manchester, o terceiro mais movimentado da Grã-Bretanha, estiveram encerrados por várias horas para permitir a limpeza da neve nas pistas.

“Depois da situação de mau tempo, esta manhã, os voos voltaram a efetuar-se, mas registam-se atrasos”, disse o porta-voz do aeroporto de Manchester. Cerca de 300 escolas estiveram encerradas no norte e oeste de Inglaterra, Escócia e Irlanda do Norte, enquanto Belfast fechou as portas do seu jardim zoológico.

As ligações de autocarros foram afetadas na cidade de Sheffield, onde os serviços camarários registaram neve com uma altura de 33 centímetros em algumas áreas. Também a cobertura dos serviços móveis de telecomunicações tiveram quebras em algumas zonas e os comboios entre Manchester e Yorkshire foram cancelados.

As entidades meteorológicas baixaram um nível o aviso à população, mas dizem que o mau tempo vai continuar, principalmente no norte do país. “Pedi uma atualização nos nossos planos de contingência para nevões fortes. As pessoas devem ter em atenção os avisos”, escreveu o primeiro-ministro britânico, David Cameron, no Twitter.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR