A polícia dinamarquesa anunciou na manhã desta segunda-feira que deteve este domingo dois homens suspeitos de terem ajudado Omar El-Hussein a preparar o tiroteio de sábado em Copenhaga que resultou na morte de duas pessoas. Esses suspeitos foram formalmente acusados já na segunda-feira e vão ser ouvidos em tribunal.

“Os dois homens são acusados de ajudar com conselhos e ações o criminoso dos tiroteios em Krudttönden e Krystalgade”, lê-se no comunicado da polícia, que não adianta mais pormenores, nem o nome das pessoas envolvidas, que já têm advogado de defesa que refutou as acusações.

De acordo com um jornalista da Sky News na Dinamarca, os dois suspeitos terão fornecido a arma do crime a Omar, além de o terem ajudado a esconder-se entre sábado – altura do primeiro ataque – e domingo, quando se deu o tiroteio na sinagoga que causou mais uma vítima mortal.

Até agora, julgava-se que Omar El-Hussein tinha agido sozinho na tentativa de assassinar o cartoonista sueco Lars Vilks e no ataque à sinagoga de Copenhaga. Desses ataques resultou a morte de um realizador de cinema documental, Finn Noergaard, e de um segurança da sinagoga, Dan Uzan. Também cinco polícias ficaram feridos na troca de tiros.

Omar El-Hussein foi abatido a tiro às primeiras horas de domingo junto a uma estação de comboios. Os dois suspeitos agora acusados foram detidos pouco depois, a não muita distância.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR