A Suíça até criou mais oportunidades de perigo por Shaquiri, teve uma bola na trave por Seferovic mas há coisas que não mudam e, um ano depois, Cristiano Ronaldo voltou a fazer a diferença de livre direto ao intervalo: depois de ter ganho a falta num lance onde recuou uns metros para receber a bola, rodou e seguiu para a baliza antes de ser carregado, o avançado ajeitou a bola, percebeu o movimento de Pepe e William Carvalho na barreira e enganou Sommer, colocando no lado contrário da barreira.

O último golo de Cristiano Ronaldo de livre direto na Seleção Nacional tinha sido na abertura do Campeonato do Mundo da Rússia, frente à Espanha: depois de ter marcado de bola corrida e de penálti, o capitão de Portugal apontou o 3-3 a poucos minutos do final com um fantástico remate sem hipóteses para David De Gea. E, coincidência ou não, o jogador agora da Juventus voltou a terminar o jogo com um hat-trick, tal como tinha acontecido na cidade de Sochi.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Ao todo, em 88 golos apontados com a camisola de Portugal em 157 jogos, Ronaldo cobrou nove livres diretos desde 2005, tendo entre as “vítimas” Eslováquia, Islândia, Luxemburgo, Dinamarca, Bósnia, Irlanda do Norte, Hungria, Espanha e Suíça. Uma outra curiosidade: o número 7 passa a ter agora mais golos apontados no seguimento de livres diretos do que de grandes penalidades. Estas são as imagens dos outros livres diretos marcados pelo português na Seleção.

Portugal-Eslováquia (2005)

Islândia-Portugal (2010)

Portugal-Luxemburgo (2011)

Dinamarca-Portugal (2011)

Portugal-Bósnia (2011)

Irlanda do Norte-Portugal (2013)

Portugal-Hungria (2017)

Portugal-Espanha (2018)