Maria de Belém Roseira, ex-ministra da Saúde e deputada do PS, não exclui uma candidatura presidencial nas eleições de janeiro de 2016. Em entrevista à Edição da Noite da Rádio Renascença, a socialista, que esteve ao lado de António José Seguro contra António Costa nas eleições primárias, diz que vai “empenhar-se nas legislativas [no outono deste anos] e depois logo se verá”. E uma candidatura presidencial? “Não excluo, nem incluo”.

Segundo Maria de Belém, “é uma coisa que não está nas [suas] preocupações neste momento”. “Não tomarei nenhuma decisão pessoal nessa matéria antes das legislativas porque acho que as legislativas é que são verdadeiramente importantes”, explicou.

Sobre as considerações de Cavaco Silva acerca do perfil presidenciável, que consta do prefácio do livro “Roteiros IX”, a ex-ministra considerou não ser “tradicional, nem normal e porventura não é desejável que um Presidente da República em funções emita opiniões sobre o que deve ser ou quais as características ou competências que deve ter o Presidente futuro”.

Cavaco defende que um Presidente tem que ter conhecimentos e experiência de política externa e de defesa. O que levou Maria de Belém a comentar: “As questões da politica externa e da defesa são extraordinariamente importantes. Sou auditora de defesa nacional há mais de 30 anos. (…) Como é evidente tenho uma enorme sensibilidade para essa área”.

Ainda assim, a deputada ex-presidente do PS (durante o mandato de Seguro), considera que António Guterres “tem um perfil ajustadíssimo ao desempenho de funções presidenciais”.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR