“Na verdade, quantos documentos é que realmente leu?”, pergunta John Oliver. “Eu avaliei todos os documentos que estão no arquivo”, responde Snowden. “Leu cada um deles?”, pergunta Oliver. “Bem, eu tenho noção do que deitei cá para fora”, responde Snowden. “Há uma diferença entre entender o que está nos documentos e ter realmente lido o que lá está”, replica o apresentador.

Esta é uma das partes mais “quentes” da entrevista que o apresentador da HBO fez ao perito de informática conhecido por ter divulgado centenas de milhares de documentos da Agência Nacional de Segurança (NSA) norte-americana. John Oliver viajou até à Rússia, numa altura em que passaram “quase dois anos”, lembra o Business Insider, desde que Edward Snowden fugiu e se refugiou naquele país depois de ter revelado os programas de espionagem da NSA. A conversa foi transmitida este domingo na edição do programa “Last Week Tonight”.

John Oliver decidiu questionar Snowden sobre a quantidade de documentos por si libertados que tinha realmente lido. A troca de explicações continuou por minutos e foi descrita pela mesma publicação.

“Snowden: Acho que é justo estarem preocupados com isso. Será que esta pessoa fez o suficiente? Será que foi suficientemente cuidadosa.

Oliver: Especialmente quando estás a lidar com material do tipo que nós sabemos.

Snowden: Em minha defesa, já não estou a lidar com nada. Isso foi passado aos jornalistas. Eles estão a ter medidas de segurança extraordinárias para assegurar que isto é reportado da maneira mais responsável possível.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Oliver: Mas esses jornalistas têm menos capacidades técnicas do que o senhor.

Snowden: É verdade, mas eles entendem tal como eu e você o quão importante isto é”

Recorde-se que Snowden deu informações secretas da NSA aos órgãos de comunicação social, que foram publicadas por jornais como o New York Times ou o Guardian. A entrevista completa à HBO começa no minuto 14.