O Reino Unido começou a controlar os passaportes das pessoas que entram e saem do país, para monitorizar a imigração e os movimentos de delinquentes e suspeitos de atividades terroristas, anunciou o Ministério do Interior.

De acordo com o executivo, esta medida vai ajudar a ter uma ideia “mais clara” sobre os casos de estrangeiros que ficam no Reino Unido mais tempo que o legalmente autorizado.

Este controlo afetará principalmente os viajantes que saiam do país através do comboio que vai para a Europa continental, por baixo do Túnel da Mancha, já que no caso dos aeroportos, a informação é previamente recolhida pelas companhias aéreas.

Para evitar problemas, os registos, que consistem na verificação e digitalização da documentação, começarão a ser recolhidos de forma gradual, passando de 25% dos passaportes, para 50% dentro de um mês e 100% a partir de meados de junho.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

Até agora, o Reino Unido só aplicava estas medidas aos cidadãos que entravam no país.

A medida tem como objetivo combater a imigração ilegal, como os casos de estudantes comunitários que permanecem no país mesmo depois de os seus vistos caducarem, e os movimentos de suspeitos de terrorismo, de acordo com o Ministério do Interior.

Nas últimas semanas, têm surgido várias notícias de cidadãos britânicos que alegadamente têm saído do país para se juntarem a movimentos radicais terroristas, nomeadamente o Estado Islâmico.