A Google está a desenvolver um carro que não precisa de condutor. Isso não é novidade. O que é novo é o facto de a multinacional ter patenteado um novo sistema que permite que o carro detete obstáculos no caminho e se desvie deles.

A notícia está a ser avançada pelo The Washington Post e pelo ABC e, segundo estes jornais, o sistema permitirá ao carro evitar colisões com outros veículos ou, por exemplo, com animais que se cruzem na estrada.

O carro da Google terá a capacidade de identificar quando está “bloqueado” por alguma razão e, caso não consiga avançar, poderá também emitir um pedido de ajuda a um centro de assistência, onde um especialista da empresa ou um sistema inteligente encontrarão uma solução para ultrapassar o bloqueio.

Os responsáveis do projeto apontam uma taxa de sucesso na resolução de problemas na ordem dos 80%, mas reconhecem que será difícil alcançar os 100%. Recentemente, removeram o volante e os pedais do protótipo e adicionaram airbags exteriores, mas ainda existem vários desafios e problemas pela frente, até se chegar a uma versão final e segura do carro.

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR