Este problema matemático — ou quebra-cabeças, se quiser — foi apresentado a alunos de 14 anos em Singapura, país que é conhecido por estar no top dos melhores resultados na área da matemática, durante as Olimpíadas Asiáticas Escolares, segundo a agência de notícias Mothership.sg.

Mas trata-se de um problema que obriga a um grande raciocínio e depressa se tornou viral nas redes sociais. Ora tente resolvê-lo e descubra se é mais inteligente que um miúdo de 14 anos. Caso não consiga de imediato, tente de novo à hora de almoço. Se mesmo assim continuar sem chegar à resposta certa, o Observador revela-lhe a solução logo ao fim do dia. Mas tem de esperar pelas 17h00.

PROBLEMA:

O Albert e o Bernard tornaram-se amigos de Cheryl e, como tal, quiseram descobrir quando era o aniversário da rapariga. Mas ela decide complicar e desafia-os a adivinhar. Dá-lhes uma lista de 10 possíveis datas de aniversário. São as seguintes:

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR

15 de maio 16 de maio 19 de maio
17 de junho 18 de junho
14 de julho 16 de julho
14 de agosto 15 de agosto 17 de agosto

Depois, em separado, conta alguns pormenores a cada um: ao Albert, Cheryl revela o mês do seu aniversário. Ao Bernard, a rapariga diz o dia. E lança a confusão:

Albert – Eu não sei quando é o aniversário da Cheryl, mas sei que o Bernard também não sabe.

Bernard – Ao princípio eu não sabia quando era o aniversário da Cheryl, mas agora já sei.

Albert – Nesse caso, também sei.

Mas afinal, quando é o aniversário da Cheryl?

Sabe?

problema

Fotografia de Kenneth Kong/Facebook