Os emojis já se tornaram numa linguagem mundial: são expressões, ícones ou símbolos que remetem para uma determinada sensação, sejam corações, um macaco a tapar os olhos ou uma cara sorridente. Mas será que a diversidade cultural também se reflete no uso dos emojis?
A empresa londrina SwiftKey analisou cerca de mil milhões de mensagens do Facebook, Gmail, Twitter e Evernote, desde outubro de 2014 até janeiro de 2015, através de uma nova aplicação de escrita inteligente que escolhe as palavras mais usadas, e tentou compreender se há uma correlação entre emojis e países. Os dados apresentam os emoticons analisados separadamente, mas agrupados por 61 temas comuns.
De acordo com o estudo, os gestos que expressam felicidade são mais usados para quem fala turco, russo e vietnamita. Os que usam os emojis mais tristes são os latino-americanos. Os franceses são os que menos usam ícones de expressão facial, mas, apesar de tudo, são os que mais usam os corações.
Os mais românticos são os russos e os alemães, enquanto os menos apaixonados são os vietnamitas que também detestam usar os ícones de macacos. Em contrapartida, são latinos e residentes no Alasca e na Terra do Fogo quem mais recorrem aos pequenos macacos que tapam os olhos.
Apesar do estereótipo dos italianos falarem com as mãos, são os malásios que mais abusam dos gestos com as mãos. Os italianos e os espanhóis são os mais festeiros, usando muitos emojis de festa, e os árabes e os turcos são os que menos querem saber de álcool. Quem mais usa ícones de mau tempo são os russos e os canadianos, enquanto os árabes e os australianos comentam o bom tempo.
Os dados também mostram que os mais religiosos são os brasileiros, os hispânicos e os latino-americanos, enquanto os mais iconoclastas são os franceses, os alemães e os árabes.
O Reino Unido e os Estados Unidos da América registam uma utilização do excremento sorridente acima da média. Ainda na língua anglo-saxónica, os canadianos são os que mais usam emoticons relacionados com violência e drogas, apesar da fama de serem calmos.
Clique na imagem para ter um resumo do tipo de ícones mais característicos de cada país, de acordo com o estudo.
No total, o estudo da SwiftKey mostra que 44.8% dos emojis trocados são de caras sorridentes, 14.33% são de caras tristes, 12.5% são de corações e 5.3% são de gestos de mãos.