O cenário de destino é idílico e só faltou colar uma cartolina na parede do quarto com a contagem decrescente para as férias. Mas de repente, a ideia de fazer as malas provoca o mesmo efeito que a de comer um prato cheio de brócolos cozidos a uma criança de cinco anos. O que levar lá dentro? Como aproveitar o espaço — sobretudo agora, que parece que a bagagem de mão vai ficar ainda mais pequena — sem andar sempre com a mesma roupa? E como não esquecer nada importante? A solução para a angústia não é adiar tudo para o fim e acabar com um rolo de peças indiscriminadas e à luta com os fechos, mas sim agarrar numa lista e fazer com a mala de viagem o mesmo que a Ikea fez com os T0: aproveitar cada cantinho de forma inteligente.
As maiores aliadas nesta missão são as peças básicas, que se podem usar em diferentes looks. “É muito importante que sejam em tons neutros como o camel, o verde caqui, o bege, o branco, o nude ou o preto”, diz Liliana Oliveira, personal stylist que faz consultoria de moda no Centro Comercial Dolce Vita Tejo, em Lisboa, e é a responsável pela Moodimagem. Cabem aqui vestidos, calções, blusas, saias e tank tops, não esquecendo os cardigans, para quando arrefece, e pelo menos umas calças de ganga que, segundo Liliana, devem ser “numa lavagem mais escura”.
Mas porque o guarda-roupa de verão, sobretudo em registo de férias, pede alguma extravagância, é essencial levar também algumas peças que façam a festa. A proporção daquilo a que a consultora de imagem chama “peças tendência” deve ser sempre menor que a dos básicos, porque são artigos que mais dificilmente vai repetir, mas em compensação pode vingar-se nos acessórios, que não ocupam espaço quase nenhum e podem fazer pelo look mais monótono o mesmo que Matisse pelas naturezas mortas.
A ideia é que tenha uma lista base mas brinque também um bocadinho com ela, sempre com a versatilidade em conta. Por exemplo: numas férias de verão, pode sempre levar um fato de banho giro o suficiente para usar como top, e uma camisa de dormir que, em casa, pareça também um vestido de praia. O mesmo com os lenços, que atualmente parecem ter mais funções do que um beliche: pode usá-los na cabeça, ao pescoço, como cinto ou, se forem grandes o suficiente, como saída de praia.
Antes de começar a suspirar com o último frete antes do descanso, experimente imprimir a lista sugerida por Liliana Oliveira e vai ver que até tira partido do momento de fazer a mala. Afinal, até dos legumes cozidos aprendemos a gostar, e muito.
Básicos
Peças em tons neutros (camel, verde caqui, bege, branco, nude, preto)
- 2 cardigans (1 claro + 1 escuro)
- 1 blusa em tons neutros
- 1 jeans de lavagem mais escuro
- 2 calções em tons neutros ou 1 calções de ganga + 1 calções em tons neutros
- 1 vestido claro sem padrão
- 1 saia chambray (com tecidos leves e fluidos
Peças tendência
- 3 tank top (2 com padrão + 1 sem padrão)
- 1 t-shirt colorida
- 2 vestidos (1 curto e 1 mais comprido com padrão tendência)
- 1 saia com padrão tendência
Acessórios
- 3 colares (1 dourado ou prateado e 2 coloridos)
- 1 relógio (dourado ou prateado)
Calçado
- 1 sandálias gladiadoras
- 1 chinelos
- 1 sapatos de salto alto (nude/tons neutros)
- 1 ténis sporty
- 1 alpercatas