O Pentágono anunciou esta segunda-feira ter dado autorização para que os Estados Unidos enviem mais 300 militares para o Iraque, onde já se encontram outros 170 a proteger a embaixada norte-americana em Bagdad. Neste novo lote incluem-se 100 soldados que já se encontravam num outro país do Médio Oriente desde 17 de junho.

Com este novo contingente, passa a haver 750 militares norte-americanos no Iraque: 180 conselheiros táticos e 570 soldados destacados para a proteção da embaixada. Este novo grupo leva consigo helicópteros e drones no sentido de “reforçar a segurança em viagem e no terreno”, explicou o assessor de imprensa do Pentágono Alm. John Kirby, que, no entanto, não quis esclarecer se os drones agora enviados se encontram armados ou não. O Pentágono já havia confirmado que alguns dos drones que estão no Iraque estão equipados com mísseis.

O envio de novas tropas surge depois de o ISIS – que agora apenas se intitula Estado Islâmico – ter declarado a criação de um califado nos territórios que controla no Iraque e na Síria. Já esta manhã, deram-se novos combates em Tikrit, no centro do Iraque, tendo os rebeldes conseguido tomar parte de uma base militar nas redondezas.

 

PUB • CONTINUE A LER A SEGUIR